Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac em números: estudantes e servidores

Ifac em números: estudantes e servidores

Todos fazem parte da história do Ifac que, em 2020, completa 10 anos de atividade

• Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 10h59
  • Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 11h00

Em junho de 2010, os primeiros servidores efetivos do Ifac tomavam posse em uma cerimônia no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco. No mês seguinte, cerca de 400 estudantes ingressavam nos cursos técnicos subsequentes, Proeja e superiores, distribuídos em nove turmas em quatro campi. Todos os alunos e servidores fazem parte da história do Ifac que, em 2020, completa 10 anos de atividade.

Com processos seletivos semestrais, a construção e reforma dos campi e a contratação de mais professores e técnicos, o Instituto já acumulou cerca de 19 mil vagas em cursos ofertados à população acreana em quase uma década. Atualmente, o Ifac tem quase 6 mil alunos matriculados em cursos que vão desde a formação inicial e continuada, ao ensino técnico integrado ao médio, técnico subsequente, passando pela graduação, até a pós-graduação.

Até 2018, o Ifac certificou mais de 3,2 mil pessoas nos Cursos Técnicos presenciais e EaD e formou mais 876 graduados em Cursos Superiores, totalizando mais de 4,1 mil egressos.

O Ifac tem como um dos seus objetivos contribuir com a formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática. De 2010 até hoje, mais de 400 novos professores foram formados nos cursos de licenciatura que o Ifac oferece em quatro campi.

Servidores

No início de 2010, um grupo de servidores da Rede Federal oriundos de vários Estados do País com auxílio de colaboradores do Governo do Estado iniciaram as atividades práticas do Ifac, promovendo os primeiros processos seletivos de alunos e concursos públicos para professores e técnicos. Nesse período inicial, a Reitoria do Instituto funcionava em duas salas no Anexo da Biblioteca na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com a posse dos primeiros servidores concursados, em junho, eles tiveram a missão de auxiliar na implantação do Instituto, criando os primeiros documentos de referência do Ensino, Pesquisa e Extensão, entre outros.

Salas onde a reitoria do Ifac funcionava e primeiro processo seletivo. Imagens: Arquivo

Uma década depois, com a expansão da Rede Federal, o Ifac passa a contar com mais de 700 professores e técnicos administrativos, nos seis campi e na Reitoria.

A qualificação dos profissionais também se elevou. O Ifac investiu na oferta de pós-graduações lato e stricto sensu, realizando parcerias com instituições em todo o Brasil, além de oportunizar afastamento para estudos.

Acompanhe a campanha dos 10 anos do Ifac pelas redes sociais!