Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac 10 anos: obras e reformas

Ifac 10 anos: obras e reformas

Instituto completa dez anos com seis unidades em sedes próprias. O total investido foi de R$ 45,8 milhões

• Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h45
  • Última atualização em Sábado, 20 de Junho de 2020, 16h10

Obra do campus Cruzeiro do Sul, entregue em 2013. Foto: Diroi/Ifac

Em 2010, um grupo de servidores da Rede Federal, liderado pelo professor Elias Vieira de Oliveira, reitor pro tempore, chegou ao Estado do Acre com o propósito de implantar o Instituto Federal do Acre. Esse grupo trabalhava na sede da Reitoria que funcionava em duas salas cedidas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), no anexo à biblioteca dessa instituição.

Nesse período, foram promovidos os primeiros concursos públicos e processos seletivos do Ifac. Foram feitas as parcerias com o governo do Estado do Acre e prefeituras dos municípios de Xapuri, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul para a cessão de espaços visando a instalação dos campi nesses municípios.

Em Rio Branco, foi alugado um prédio na Avenida Antônio da Rocha Viana para receber os primeiros servidores. Logo em seguida, a obra do campus Rio Branco foi iniciada no bairro Xavier Maia sob a responsabilidade técnica do Instituto Federal do Amazonas (Ifac). O investimento inicial para a execução dessa obra foi de R$ 9,9 milhões.

Estabelecidas as parcerias com as prefeituras, foram cedidos espaços para a instalação dos campi nos municípios supracitados, e a partir da posse dos primeiros servidores, em junho de 2010, as atividades foram iniciadas.

Hoje, o Ifac já possui sede própria nos municípios de Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. O recurso destinado para a construção e reforma dos espaços do Instituto Federal do Acre foi de R$ 45,8 milhões.

Mas as obras continuam! As unidades estão sendo ampliadas, recebendo refeitórios, unidades experimentais, blocos de sala de aula e laboratórios, totalizando mais de R$ 15,2 milhões em investimentos.

Em breve, será construída a sede definitiva da Reitoria, em Rio Branco. O investimento para essa construção está estimado em R$ 8,8 milhões. Todas essas ações são para oferecer educação de excelência em espaços acessíveis e confortáveis para a população acreana.

Fotos das obras: Diretoria de Obras e Infraestrutura/Ifac