Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Conheça quem faz parte dessa história!
Início do conteúdo da página
Reitoria

Conheça quem faz parte dessa história!

Muitas pessoas foram importantes na construção e consolidação do Ifac. Confira a história de algumas delas

  • Publicado: Sábado, 20 de Junho de 2020, 17h41
  • Última atualização em Domingo, 21 de Junho de 2020, 08h07

O Instituto Federal do Acre comemora dez anos neste domingo, 21 de junho. Para celebrar uma década de atividades no Estado, a Diretoria Sistêmica de Comunicação (Dscom) realizou a campanha “Ifac 10 anos: Você também faz parte dessa história”, por meio da publicação de vídeos com depoimentos de estudantes e servidores nas redes sociais.

Muitas pessoas foram importantes na construção e consolidação do Ifac. Estudantes contribuíram e continuam contribuindo com o crescimento da instituição por meio da participação em pesquisas, nas ações de ensino e de extensão.

Os servidores tiveram um papel fundamental para a instalação das seis unidades do Ifac. E, diariamente, estes profissionais continuam fazendo do Instituto um espaço de excelência na oferta de educação pública e gratuita.

Sendo assim, a comemoração dos dez anos do Ifac é, também, uma forma de agradecer e homenagear todos os que fizeram parte dessa história. Confira os relatos de algumas dessas pessoas.

Rainner Carvalho – Ex-aluno do curso superior de Licenciatura em Física, campus Cruzeiro do Sul

“O Ifac é de grande importância na minha vida, pois me proporcionou um ensino de qualidade onde eu pude expandir meu conhecimento relacionado à disciplina. As práticas experimentais realizadas nos laboratórios bem equipados, tornaram ainda melhor esse ensino.

O Ifac me proporcionou uma graduação e o ensino que obtive no Ifac me permitiu que ingressasse em um mestrado onde estou prestes a concluir. Estou prestes a defender minha dissertação e me tornar um mestre.

Diante da motivação que obtive junto aos professores do Ifac, não pretendo parar, pretendo me qualificar ainda mais. Por isso, realizei a inscrição em um programa de doutorado. Tudo isso fruto do Ifac.”

Sérgio Flórido – servidor do Ifac, ex-diretor dos campi Xapuri, Sena Madureira e Tarauacá

“Em 2001, tive a oportunidade de conhecer o Acre. Em 2009, concretizei a minha vontade, fui convidado a trabalhar no Ifac, então implantando o campus da Rede Federal de Educação. Trabalhamos com toda a documentação em Rio Branco.

Posteriormente, fomos para Xapuri e lá começamos o trabalho de implantação com o processo seletivo que foi um sucesso. Com apoio total dos alunos, da comunidade e das autoridades conseguimos 600 inscrições para o processo de seleção.

Depois de Xapuri, estivemos em Sena Madureira. Passamos dez meses na terra de Padre Paulino. Também um sucesso. Sena Madureira, uma terra de empreendedores.

Convidado pela nossa magnífica reitora, Dra. Rosana, vim para Tarauacá. Em Tarauacá, tudo começando, embora já tivesse uma equipe formada com seis pessoas que se desdobraram e, num ambiente pequeno, começamos a trabalhar com oito turmas. Foi o máximo.

Depois começamos a avaliar a construção daquela terra batida para um prédio majestoso. Coisa linda, talvez uma das construções mais bonitas do Estado do Acre.

Não podemos deixar de agradecer às autoridades dos três municípios e também agradecer a todos os servidores tanto de Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri que não nos deixaram na mão. Foi um trabalho intenso e colossal. Com tudo isso, a história do Ifac é bonita. Com muito orgulho, o Ifac faz dez anos. Eu também faço parte dessa história.”

Leonardo Fleming – Ex-aluno do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, campus Rio Branco

“Me chamo Leonardo Fleming, sou formado no primeiro curso de Sistemas para Internet no Ifac. E eu tenho muito orgulho disso, sou muito feliz. Mas quando eu entrei nesse curso, no primeiro dia de aula eu não estava muito bem, estava com o pensamento de fracasso, de medo porque eu já tinha desistido de outras faculdades. Eu já tinha passado por outros cursos e Sistemas para Internet foi o primeiro curso que eu consegui concluir.

Mas não foi só pela minha força, pela minha vontade, mas por um conjunto que teve dentro do Ifac, principalmente de professores que fizeram toda uma transformação em mim, mas todo o corpo do Ifac, desde as pessoas fora da sala de aula, coordenação e tudo mais. Até a reitora fez parte da minha transformação, ela também abraçou a minha causa pra eu me transformar um verdadeiro campeão. E eu terminei o curso, eu sou formado e tudo isso fez parte da minha vida.

Hoje, por causa do conjunto de transformações que eu vivi dentro do Ifac e fora dele, eu sou especialista em desenvolvimento pessoal em adaptação em nível nacional, palestrante e escrevi um livro sobre aprendizagem onde falo toda a minha história a respeito disso. E eu fico muito orgulhoso porque o Ifac fez parte disso.

Por quê o Ifac é importante na minha vida? Praticamente toda a minha formação desde que eu entrei para fazer Sistemas para Internet. Parabéns ao Ifac pelos seus dez anos.”

Francisca Cristina – Aluna do curso técnico subsequente em Agroecologia, campus Baixada do Sol

“Me chamo Francisca Cristina, sou aluna do Ifac no curso subsequente em Agroecologia no campus Avançado Baixada do Sol, em Rio Branco. O Ifac tem sido de suma importância em minha vida, pois com ele eu consegui adquirir conhecimento, cultura e traçar um objetivo na vida. Através dos estudos realizados no Ifac pude conviver e estou convivendo com pessoas e adquirindo experiências novas que pretendo levar para o mercado de trabalho.

Pretendo continuar no Ifac no curso superior em Agroecologia no campus Xapuri e quero agradecer ao Ifac pela oportunidade que nos dá para poder construir um futuro melhor.”

Mizael Ferreira – servidor do Ifac técnico-administrativo no campus Xapuri

“Sou Mizael Ferreira, técnico-administrativo em educação do Ifac campus Xapuri desde 17 de maio de 2011, data em que tomei posse. Durante esse período tive grandes desafios, mas gostaria destacar um, o período em que estive a frente da coordenação adjunta do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] onde tive a oportunidade de estar levar cursos de formação inicial e continuada a todos os municípios da região do Alto Acre.

Me sinto privilegiado em trabalhar no Ifac por vários motivos, mas gostaria de destacar a importância e representatividade que essa instituição de ensino tem na vida dos acreanos, em especial da população xapuriense.

Sou muito grato por ter um trabalho que amo e por uma comunidade de técnicos-administrativos, docentes e gestores que trabalham incansavelmente por um Ifac cada dia melhor.”

Césara Augusto – servidor do Ifac professor no campus Sena Madureira

“Sou professor Césara Augusto, do campus Sena Madureira, filho da cidade. Ingressei na instituição em 2 de junho de 2011, um ano após a fundação. Estive como coordenador do curso do eixo informação e comunicação por dois períodos. Atuei como membro da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar, CPPAD, por dois anos.

A importância do Ifac na minha vida é pelo fato de eu ser da cidade, ser docente dessa instituição e também os meus três filhos estudarem na instituição. Isso é o meu maior presente.

Vejo que o município é muito carente e as pessoas estão se beneficiando com a instituição, que está trazendo muito crescimento para o município. Nesses dez anos, vamos comemorar com muita felicidade, com muito amor, desejar que Deus abençoe a todos.”

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página