Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac 10 anos: pesquisa para oferecer soluções técnicas e tecnológicas à sociedade
Reitoria

Atividades de pesquisa têm como objetivo formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos

• Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 16h59
  • Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 17h05

Um dos objetivos dos Institutos Federais é realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade, conforme descreve a Lei 11.892/2008. Em acordo com a lei, no Instituto Federal do Acre (Ifac), as ações de pesquisa constituem um processo educativo para a investigação e o empreendedorismo, visando à inovação e à solução de problemas científicos e tecnológicos, envolvendo todos os níveis e modalidades de ensino, com vistas ao desenvolvimento social.

Nesse sentido, as atividades de pesquisa têm como objetivo formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos. Essas atividades devem ser desenvolvidas em articulação com o ensino e a extensão, ao longo de toda a formação profissional.

Para apoiar o desenvolvimento da pesquisa, o Ifac promove diversas ações por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp). Ademais, pesquisadores e jovens cientistas contam com apoio financeiro de programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Atualmente, o Ifac conta com 19 grupos de pesquisa em atividade e 35 projetos sob gestão da Diretoria de Pesquisa. O incentivo à produção científica também pode ser observado na quantidade de trabalhos apresentados no Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, o Conc&T. Na edição de 2019, foram apresentados mais de 50 trabalhos na exposição de pesquisa e mais de 20, na mostra de iniciação científica.

Por falar em Conc&t, o congresso teve sua primeira edição em 2016, mas antes o Ifac já realizava outros eventos para que estudantes e pesquisadores pudessem apresentar suas pesquisas como a Feira de Inovação Científica e Tecnológica do Acre e os seminários de ciência, tecnologia e inovação nos campi.

Em breve, o Ifac deverá lançar a sua primeira revista científica, a “Conexão na Amazônia”, que vai reunir os trabalhos apresentados no Conc&t e também contará com chamada aberta para o público em geral. A revista será uma publicação multidisciplinar contemplando as áreas de ensino, pesquisa e extensão e será disponibilizada gratuitamente e online pelo open jornal system.

Tecnologias inovadoras

Para apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, desde 2013, o Ifac conta com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Proinp. O NIT tem como função o apoio aos pesquisadores na proteção dos resultados de suas pesquisas, no zelo do cumprimento das políticas de inovação tecnológica da instituição, na interação com o setor público e privado e a prospecção de parceiros para transferência de tecnologia.

O investimento na pesquisa já começa a mostrar bons resultados, já que o Ifac possui dois pedidos de patentes, em análise, depositadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Além disso, em 2019, a Proinp lançou um edital de apoio ao desenvolvimento de produtos inovadores, no qual foram selecionados três projetos, sendo dois com potencial de resultarem em patentes. Os projetos devem ser encerrados no final do ano.

Outro fator importante de participação do NIT, por meio da Coordenação de Propriedade Intelectual e Inovação foi o acompanhamento de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) no primeiro depósito de patente da instituição, em setembro de 2019. A equipe do Ifac prestou apoio quanto aos trâmites relacionados ao depósito de patentes no Inpi.

O apoio à inovação no Ifac também acontece por meio das formações para estudantes e pesquisadores, como no Workshop de Redação de Patentes. O evento foi realizado em junho de 2019 pela equipe do NIT em parceria com a Axonal Consultoria Tecnológica e apoio de diversas instituições. Além do workshop, também foi realizada a Oficina Habitats de Inovação, que teve como objetivo a implementação de um Modelo de Habitat de Inovação e Empreendedorismo, baseado na Indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A formação ocorreu em novembro de 2019, como parte da programação do IV Conc&t.

Incubadora

O NIT também conta com a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac). A incubadora oferece serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional para apoiar o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica e empreendimentos da economia popular e tradicional. Com isso, o Ifac busca, contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da região.

A Incubac busca, ainda, fomentar o espírito empreendedor e a manifestação criativa entre alunos, ex-alunos e profissionais afiliados a projetos do Ifac, na forma de desenvolvimento, produção e comercialização pioneira de novos produtos ou serviços.

O início das atividades, se deu em 2014, com a incubação de três empreendimentos de economia solidária. Atualmente, a Incubac acompanha oito empreendimentos realizando consultoria de negócios nas áreas de Tecnologia da informação, Tecnologia em piscicultura, Reciclagem de lixo hospitalar, Artesanato, Corte e Costura e Alimentos.

Em 2018, após a entrega da nova sede no campus Rio Branco, a incubadora iniciou a 2ª etapa de expansão com e instalação de núcleos de incubação nos demais campi do Ifac e incubação de empreendimentos de base tecnológica.