Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Servidores são capacitados para elaborar editais e termos de referência

Servidores são capacitados para elaborar editais e termos de referência

Técnicos administrativos em educação do IFAC participam, esta semana, de curso no Campus Rio Branco. Treinamento visa a descentralização das atividades da Pró-Reitoria de Administração

• Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 13h44
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 13h50

O Instituto Federal do Acre – IFAC em convênio com a Escola de Administração Fazendária – ESAF promove, esta semana, o Curso de Elaboração de Edital e Termo de Referência. O treinamento, que acontece de 8 a 12 de agosto no Campus Rio Branco, tem como principal objetivo capacitar os participantes a elaborar editais, projetos básicos e termos de referência que assegurem processos de licitação, econômicos e juridicamente eficientes.

O Curso que tem duração de 32 horas, abordará as regras essenciais de compras e contratações, proibições, entre outros, e será ministrado pelo presidente da Comissão Municipal de Licitação da Prefeitura de Juiz de Fora e Advogado Sênior, Wladimir de Oliveira Andrade.

O palestrante conta que o curso será lecionado de forma expositiva e dividido em duas partes. Ele fala também da relevância do treinamento para o atual cenário brasileiro: “Hoje compramos muito mal, e não é só a gente, o Brasil inteiro tem comprado mal, as pessoas no geral não estão sabendo comprar. E uma das questões que o governo ‘bate’ muito em cima é que as pessoas ficam preocupadas com o melhor e menor preço, sem se atentar as suas reais necessidades e à qualidade do produto”.

A ação é organizada pela Diretoria Sistêmica Gestão de Pessoas – DISGP e conta com a participação de servidores do IFAC que buscam se capacitar e esclarecer as dúvidas sobre esse tipo de processo. Já considerando a descentralização das atividades da Pró-Reitoria de Administração – PROAD, a DISGP decidiu fazer essa parceria para otimização de recursos, capacitação da gestão e potencialização do trabalho de cada campus.

O pró-reitor de Administração do IFAC, Claudemir Alencar, fala da importância do treinamento e a intenção de dar autonomia na elaboração de termos de referência e editais para cada campus.  “Nossa visão é de otimizar os recursos, capacitar e qualificar o maior número de servidores com um instrutor devidamente experiente e qualificado. Esse curso é proveniente do termo de execução descentralizada n° 10/2016, e tem como foco principal a descentralização das ações da Pró-Reitoria de Administração, garantindo a execução orçamentária e financeira pelos próprios campus. Essa descentralização já começou, mas o objetivo é até o final da gestão da Reitora Rosana descentralizar todos”, finalizou.