Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Governo boliviano se reúne com IFAC em busca de parcerias para capacitação e desenvolvimento de pesquisas
Reitoria

Ao todo, prefeitos de diversas departamentos bolivianos, incluindo membros da sociedade civisl integraram o encontro

• Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 06h27
  • Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 14h56

Prefeitos de Departamentos, representantes da sociedade civil e representantes do governo da Bolívia participaram de reunião com a reitoria do Instituto Federal do Acre (IFAC) para conhecer as ações desenvolvidas pela instituição na área de ensino, pesquisa e extensão. Durante o encontro também foi discutido o início da formação de possíveis parcerias. A reunião, que aconteceu na última sexta-feira (11.11), foi coordenada pela reitora do IFAC,  Rosana Cavalcante, e contou com a presença de representantes de diversas cidades bolivianas, dentre elas Guayaramerín, Beni, Santa Cruz e Cobija.

Durante o encontro, Rosana Cavalcante apresentou aos representantes o Instituto, os cursos oferecidos, os campi e eixos de ensino e pesquisa trabalhados no IFAC . Ela também falou da perspectiva de oferta de curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros pelo Centro de Idiomas, como também da possibilidade de abrir cursos específicos na modalidade de formação inicial e continuada. Durante a conversa, a reitora também abordou o processo de internacionalização pelo qual o Instituto vem passando com o estabelecimento de parcerias com os países que fazem fronteira com o Acre.

Estavam presentes ao encontro o Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, e a coordenadora de Projetos Internacionais, Maria Freire, que são responsáveis pelas ações de internacionalização que está ocorrendo com visitas já realizadas ao Peru agenda para a Bolívia. “O IFAC está se consolidando e direcionando a sua política de internacionalização para que possamos conhecer os países e com estas visitas termos trabalhos definidos nas áreas de atuação do IFAC".

A reitora e uma equipe do IFAC realizaram visita ao Peru com o objetivo de conhecer as instituições de ensino superior peruanas, além de assinar termos de cooperação. "Na visita fizemos uma apresentação do IFAC e eles nos apresentaram o que poderiam nos oferecer. Em um segundo momento os representantes do Peru vieram ao Acre quando definimos as pesquisas que serão desenvolvidas a partir do ano que vem. Além disso, a parceria que firmamos vai abrir a possibilidade de lançarmos editais para levarmos nossos alunos e professores para o Peru e recebermos estudantes e pesquisadores de lá também”, afirmou a profa. Rosana Cavalcante.

De acordo com a reitora, a Bolívia era o próximo país da fronteira que o IFAC que estava agendado para visita institucional. "Para a nossa surpresa foram eles que vieram até nós. O próximo passo é definir quais áreas poderemos trabalhar, sempre na perspectiva de dar um retorno para a sociedade com relação às atividades de pesquisa, extensão e ensino. Agora vamos fazer uma visita à Bolívia, como fizemos no Peru e, a partir disso desenvolver ações de parceria”, destacou. Além dos temas relacionadas à educação, durante a reunião também foram abordadas questões relacionadas à crise econômica e ao meio ambiente, como a cheia nos rios que afetou várias regiões no Acre e Bolívia, entre elas as cidades de Brasiléia e Cobija em 2015.

O encontro também teve a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sibá Machado, representando o Governo do Estado, que acompanhou a comitiva dos bolivianos no Acre durante visita ao IFAC, ao Polo e a Cooperativa de Moveleiros, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ao Instituto de Mudanças Climáticas e à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AC).