Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Ifac realiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Campus Rio Branco

Ifac realiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento, que é gratuito e aberto a toda comunidade, acontecerá no dia 28 de agosto

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h40

Mais uma fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) vai ser realizada no Acre. No dia 28 de agosto, estudantes de escolas públicas e privadas de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá, se reúnem para participar da etapa estadual da OBR 2019. O evento está sendo realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), que é a instituição-sede da OBR no Estado, e faz parte dos projetos de extensão institucionalizados pelo Ifac.

Atualmente, a OBR é a maior olimpíada de robótica da América Latina.

De acordo com o coordenador da OBR no Acre, professor Willian Maia, o evento será realizado em Rio Branco, no Via Verde Shopping, a partir das 09h10. A expectativa, segundo ele, é de que cerca de 150 estudantes e mais de 20 tutores de equipes, participem da competição. “Esta fase é classificatória e as equipes vencedoras vão garantir vaga para a etapa nacional, que deve acontecer no Rio Grande do Sul, em outubro”.

As equipes de estudantes deverão construir e programar robôs para passar por circuitos com diversos obstáculos. As áreas de trânsito dos robôs, denominadas arenas, simulam ambientes de resgate. Ao todo, serão realizadas três etapas, sendo que cada uma delas ocorre em um circuito diferente.

Esta é a segunda vez que acontece a OBR no Acre. A primeira edição foi realizada em 2018 e teve a Alpha Robot, formada por estudantes do Ifac/Campus Tarauacá, como equipe campeã. Os alunos Cristian Moura, Laíza Rivera, Johab Souza, Leonan Santos e o professor orientador Angelo Maggioni viajaram para João Pessoa (PB), onde participaram na etapa nacional.

Veja abaixo a programação da OBR 2019 no Acre:

09h10 – 9h40: Recepção, credenciamento das equipes e vistoria nos robôs pelos juízes

09h40 – 09h50: Reunião entre os juízes e organizadores

10h – 10h10: Apresentação cultural

10h20 – 10h40 Abertura oficial da OBR 2019 no Acre

10h45 – 10h55: Sorteio das equipes por rodada

11h – 12h40: Primeira Rodada de Competição nas Arenas

13h – 15h: Almoço

15:00 – 17:00 Segunda Rodada de Competição nas Arenas

17:00 – 19:00 Terceira Rodada de Competição nas Arenas

19:00 – 19:30 Cerimônia de Premiação e Encerramento.