Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica segue até às 20h
Campus Rio Branco

Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica segue até às 20h

Evento está sendo realizado, nesta quarta-feira (28.08), no Via Verde Shopping

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h32
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h44

Mais de 140 estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri estão participando da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento, que acontece nesta quarta-feira (28.08), segue até às 20h, no Via Verde Shopping.

Durante a manhã, os participantes integraram a cerimônia de abertura e receberam as primeiras orientações sobre a competição. Além da OBR 2019, na manhã desta quarta-feira, também foi anunciado o início da VI TechWeek do Ifac, que segue até o dia 30 de agosto. Ambos os eventos fazem parte dos projetos de extensão institucionalizados do Ifac.

Esta é a segunda edição da OBR realizada no Acre e que tem como coordenação estadual o Instituto Federal do Acre (Ifac). A primeira vez que a Olimpíada aconteceu no Estado foi em 2018, no ginásio poliesportivo do campus Rio Branco.

Para o coordenador estadual da OBR 2019, professor Willian Maia, ter os estudantes competindo, professores coordenando equipes e servidores integrados ao evento, é motivo de muito orgulho. Segundo ele, além da competição selecionar os alunos para a fase nacional, será também momento para aprender mais sobre robótica.

“Para chegarmos aqui foram dias e dias de trabalho e, principalmente, de muita parceria. Sem o apoio dos nossos servidores, dos patrocinadores, estudantes, docentes das diversas instituições de ensino, isso não teria sido possível. Tenho certeza que este vai ser um bom momento para se aprender mais sobre robótica. Que possamos, cada dia mais, envolver no dia a dia escolar as tecnologias existentes, pois com esse conhecimento podermos ir cada vez mais adiante”, ressaltou Willian Maia.

Acesse aqui mais fotos da etapa estadual da OBR 2019

Diego Canizio, que é coordenador da VI TechWeek, também integrou a abertura da etapa estadual da OBR 2019, e reforçou a importância dos eventos serem realizados de forma integrada. “Tenho certeza que a OBR 2019 no Acre será sucesso. As parcerias que concretizamos para chegar até o dia de hoje foram essenciais. Que todos possam também aproveitar as atividades da TechWeek, que se inicia com a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e continua com palestras, oficinas, mesas redondas e minicursos até o dia 30 de agosto”.

Para o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, é gratificante ver o envolvimento de servidores, estudantes e professores em atividades que promovem o conhecimento e que, através de projetos extensão, chegam até a comunidade. “A TechWeek, e agora a OBR, são eventos que levam à nossa comunidade mais tecnologia, inovação, ciência, integração. Que todos possam aproveitar as atividades programadas para a OBR e para a VI TechWeek”.

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, parabenizou as equipes competidoras, servidores e parceiros pela realização do evento. Segundo ela, a etapa estadual da OBR 2019 e a VI TechWeek refletem o compromisso da instituição em levar conhecimento, ciência, tecnologia e inovação para a comunidade.

“Desde a primeira edição da TechWeek, no ano de 2014, tínhamos o sonho de ter um evento cada vez maior, com outras atividades envolvidas. Em 2019, podemos dizer que conseguimos alcançar esse sonho, e agora com a integração da etapa estadual da OBR, que está em sua 2ª edição no Ifac, somos maiores. Agradeço também aos parceiros que estão apoiando nossos eventos, são contribuições importantes para o Ifac e toda comunidade. Desejo sucesso a todas as equipes que estão disputando a OBR 2019 e que também irão participar da VI TechWeek”.

São parceiros e apoiadores da etapa estadual da OBR 2019: Escola Anglo, Banco Sicoob, Microlins, Servix e Via Verde Shopping.

Etapa Estadual OBR 2019 e TechWeek

A etapa estadual da OBR 2019 se encerra nesta quarta-feira (28.08), às 20h. As equipes vencedoras vão participar da fase final da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada no Rio Grande do Sul, em outubro.

As atividades da VI TechWeek serão realizadas nos dias 29 e 30 de agosto. As inscrições para as palestras, minicursos, mesas redondas e oficinas continuam abertas. O evento, que envolve temáticas relacionadas à informática, tecnologia, inovação, é gratuito e aberto a toda comunidade.