Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Ifac realiza I Genomic Day no Acre
Início do conteúdo da página
Campus Rio Branco

Ifac realiza I Genomic Day no Acre

Evento buscou ampliar a divulgação de conhecimentos na área de genômica

• Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 08h27
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h18
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Acre deu início às atividades do I Genomic Day no Acre. O evento, que faz parte dos projetos de extensão do Ifac, tem o objetivo de levar mais informações e conhecimentos a estudantes do Ensino Médio na área de genômica. Esta é a primeira vez que os acreanos recebem as atividades.

Coordenado pelo docente Darueck Acácio Campos, o projeto também conta com a participação da professora do Ifac, Graciele Simoneti da Silva Hoffmann, da docente da Universidade Federal do Acre (Ufac), Margarida Lima Carvalho, e do estudante bolsista Eduardo Ramos Ratis.

Considerado o maior evento de divulgação científica na área de genômica para o Ensino Médio, o Genomic Day busca apresentar este segmento da biomedicina a estudantes e pesquisadores, como também divulgar avanços e demais estudos que estão sendo realizados na área.

As primeiras atividades do Genomic Day Acre foram realizadas na Escola Estadual Glória Perez, no dia 04 de outubro. Na oportunidade, os estudantes participaram de palestras que abordaram os temas “Gregor Mendel e suas ervilhas”, “Construindo o DNA” e “Noções de Bioinformática”.

De acordo com Darueck Campos, mais de 150 estudantes participaram das atividades, que abordaram conhecimentos de genética, genômica, bioinformática e genômica comparativa.

Iago da Silva Ferreira, que é estudante e também participou do evento, destacou a importância de ampliar os conhecimentos na área de genômica. “Foi uma atividade ótima para expandir meus conhecimentos, com base ao estudo da formação do DNA e também a descoberta de novos equipamentos e softwares de estudo dos genomas. Foi uma experiência incrível”.

A próxima etapa do I Genomic Day Acre será realizada no dia 07 de novembro, no campus Rio Branco. Na oportunidade, os estudantes dos cursos técnicos integrados participarão de palestras sobre as áreas de genômica e bioinformática.

Já no mês de novembro e dezembro, as atividades continuam com a realização de um curso sobre introdução a bioinformática, que será ministrado pelo professor Darueck Campos, também no campus Rio Branco.

registrado em: ,