Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Estudantes do Ifac participam da etapa nacional da OBR 2019
Campus Rio Branco

Estudantes do Ifac participam da etapa nacional da OBR 2019

Competição da Olimpíada Brasileira de Robótica reuniu estudantes de todo o país entre os dias 22 a 26 de outubro, na Universidade Federal de Rio Grande - RS

• Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h10
  • Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h16

A equipe Start Robot, campeã da etapa estadual do Acre da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2019), participou da etapa nacional entre os dias 22 a 26 de outubro, na Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Integrada por estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco, a equipe ficou em 2º lugar entre as da Região Norte e em 19º lugar na classificação geral do nível 2, que agrupa as equipes do Ensino Médio. A competição reuniu equipes de todo o país.

A equipe do Ifac é integrada pelos estudantes Ismael Filho, Luís Felipe Santos, Matias Lima, Joey Felipe Bezerra, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores. O professor William Maia é o orientador.

O professor avalia que a equipe alcançou uma melhora significativa, com relação ao ano anterior, quando o Ifac também participou da nacional, porém com outra equipe.

Para o estudante Ismael Filho, “Foi uma experiência fantástica, de muito aprendizado durante todo o processo de montar e programar o robô para os desafios da olimpíada. Foram momentos emocionantes quando assistimos ao robô programado e desenvolvido pela equipe fazendo o percurso na competição nacional, de muita tensão, mas muito legal”, comentou.

O discente Matias Lima destacou a interação com outros competidores e a troca de ideias proporcionada pelo evento. “Também foi uma oportunidade muito legal de conhecermos e interagirmos com outros alunos de outras equipes, como por exemplo, do Espírito Santo, com quem trocamos ideias para programarmos nossos robôs para uma tarefa em conjunto, no desafio Super Teams.”

Do Acre, apenas duas equipes participaram da Etapa Nacional da OBR 2019, sendo uma equipe de nível 1, do SESI-AC e a do Ifac Campus Rio Branco, de nível 2. Ambas conquistaram a medalha de ouro na etapa estadual, que este ano foi realizada no Via Verde Shopping, no dia 28 de agosto e reuniu mais de 140 estudantes de escolas públicas e privadas de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Além da programação da OBR, os estudantes do Ifac também aproveitaram a oportunidade para conhecer o IFRS - Campus Rio Grande.

A OBR é uma competição realizada anualmente, coordenada por professores das Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unicamp, IFRN e SESI/SP.

Com informações e fotos do professor William Maia – campus Rio Branco