Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Alunas do Ifac participam de evento do Google em Belo Horizonte
Campus Rio Branco

Alunas do Ifac participam de evento do Google em Belo Horizonte

“Mind The Gap Brasil” contou com 80 estudantes de Institutos Federais de todo o país. Evento discutiu a participação das mulheres na Tecnologia

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 12h03
  • Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 12h09

As estudantes Emilly Caroline Braña (Informática para Internet), Lauanny Vitória Silva, Samantha Lohane de Souza e Sara Araújo (Redes de Computadores) do Instituto Federal do Acre (Ifac) participam, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, do “Mind The Gap Brasil”, organizado pela empresa Google, em Belo Horizonte - MG. O evento contou com a participação de 80 estudantes de Institutos Federais com o objetivo de discutir sobre a participação das mulheres nas áreas de Engenharia, Matemática, Ciência e Tecnologia.

Mind the gap” significa “cuidado com o vão”, numa tradução literal. A ideia é que as meninas devem ir contra o “vão” ou preencher a lacuna que existe de mulheres na tecnologia, considerando que essa área é predominantemente masculina.

O primeiro dia de atividades foi na sede da empresa Google, onde as jovens conheceram o histórico do evento e os funcionários da empresa e assistiram a palestras com jovens talentos da área. As meninas também participaram de um desafio de construir um jogo do estilo “flappy bird” no sistema de programação em bloco chamado Scratch. No mesmo dia elas também fizeram um tour pela Google onde conheceram os espaços e rotina dos funcionários.

No segundo dia em Belo Horizonte, as participantes visitaram o campus da Universidade Federal de Minas Gerais, onde assistiram a palestras com mulheres pesquisadoras, participaram de oficinas e conheceram os espaços de laboratórios. O encerramento do evento foi com uma dinâmica entre as participantes que proporcionou interação e amizades.

Experiência transformadora

As alunas do Ensino Médio Integrado voltaram da viagem inspiradas pela experiência e relatos das pessoas que conheceram, como contou Samantha, de 17 anos. “Conhecemos um rapaz do Acre e uma menina de 16 anos que morava na periferia de São Paulo e agora eles trabalham no Google. Participar desse evento abriu nossos olhos para a tecnologia. Sempre pensamos que não seremos capazes de resolver os desafios, mas os relatos das pessoas mostraram que somos capazes, sim”, contou.

Também teve quem repensasse a escolha de que curso fazer na faculdade, como Lauanny, 16 anos. “Minha primeira opção de carreira era Direito, mas agora estou pensando em fazer Ciências da Computação”, relatou. Para a aluna do 2º ano do Técnico em Redes de Computadores, “Ouvir as histórias daquelas mulheres foi algo muito louco porque elas mostraram que é possível ter mais mulheres na tecnologia. Inclusive, muitas entraram na faculdade sem saber nada de programação, por exemplo, e eu estou tendo a chance no Ifac de fazer o curso e conhecer melhor essa área. Eu sinto que eu vou conseguir me sair bem numa carreira de tecnologia.”

Emilly, 16 anos, passou a considerar a carreira na tecnologia que ela acredita ser uma área promissora. “Acho que tirou da cabeça de todo mundo aquele bicho de sete cabeças que é a tecnologia. Como meu curso é mais voltado para a programação eu não tinha tanto medo assim. Não era uma opção de graduação, mas agora seria minha segunda opção porque vejo que é um ramo muito promissor.”

Para a estudante Sara, de 16 anos, as histórias também foram muito inspiradoras e encorajadoras. “Fiquei muito inspirada pelas histórias das pessoas. Pude aprender que mesmo com as dificuldades, devemos persistir porque sempre vai ser difícil, mas devemos ter segurança que podemos conseguir. Eu sempre quis fazer direito, mas agora fiquei na dúvida.”

Fotos: Kênnia Leitão/campus Rio Branco