Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Estudantes de Ciências Biológicas participam de aula de campo em fazenda experimental
Campus Rio Branco

Atividade da disciplina de Metodologia Científica ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro sendo organizada pelo professor Diego Viana

• Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 13h17
  • Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 13h17

Alunos do 1º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica do campus Rio Branco participaram de uma aula de campo na Fazenda Experimental Catuaba, nos dias 23 e 24 de novembro. A atividade foi uma complementação da disciplina de Metodologia Científica ministrada pelo professor Diego Viana.

O objetivo da aula de campo foi proporcionar que os alunos realizassem o planejamento para pesquisa em campo, demonstrar como aplicar uma metodologia de pesquisa e os procedimentos como coleta, triagem e preservação de material biológico. Por fim, a turma fez uma apresentação de resumo preliminar de uma coleta científica.

Segundo o professor, a atividade permitiu que os alunos identificassem os vários táxons de macroinvertebrados bentônicos encontrados em ecossistemas aquáticos e aplicação de metodologias de avaliação de integridade de riachos.

A turma fez uma avaliação positiva da atividade. “A aula de campo nos permitiu conhecer parte da nossa área de atuação enquanto futuros profissionais, além de ampliar nossa visão acadêmica por meio da saída de sala de aula, motivando-nos como pessoa e estudantes”, comentou a estudante Cristiane Souza da Silva. A aluna Any Kelly Ruis da Silva também compartilhou sua opinião: “A aula externa com a turma trouxe para mim uma experiência realista daquilo que se pode ter em campo. Embora tenhamos a explicação e reflexão em sala de aula, só a prática ajuda a consolidar esse conhecimento. A dificuldade que o pesquisador tem em campo só pode ser compreendida após ser vivenciada.”

Para o aluno Douglas Silva Menezes, “A experiência da aula de campo foi única! Nos permitiu sair um pouco da rotina de estar dentro de uma sala de aula vendo o conteúdo por 4 horas e poder vivenciar tudo o que foi visto na aula prática. Lá você realmente vê o significado de ser um biólogo pelo simples fato de estar em contato com a natureza, vendo os animais, respirar o ar puro e revigorante da mata ou até mesmo aplicar um protocolo para coletar MIB's. Essa com certeza foi uma experiência inesquecível e sem sombra de dúvidas marcaram nossas vidas acadêmicas, somos gratos ao professor Diego Viana por nos ter proporcionado esse momento, visto que, nos permitiu crescer tanto de forma pessoal como acadêmica.”

Com informações e fotos do professor Diego Viana - campus Rio Branco