Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Estudantes do curso de Logística participam de palestra no campus Rio Branco
Campus Rio Branco

Estudantes do curso de Logística participam de palestra no campus Rio Branco

Atividade ressaltou a importância da Logística e dos métodos quantitativos na resolução de problemas

• Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 09h52
  • Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 09h59

Estudantes do campus Rio Branco, do curso superior de Tecnologia em Logística, participaram da palestra “A Logística no Processo de Otimização”, com o economista e professor universitário Rubicleis Gomes da Silva. A atividade, que foi realizada no dia 09 de dezembro, integrou o projeto Ação Social Ifac, coordenado pelo professor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Andrew Ugalde.

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor geral do campus, Wemerson Fittipaldy, e pelo docente Andrew Ugalde. Ambos enfatizaram a importância de ações com finalidade social, relembrando que a Rede Federal é pautada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão, de modo que suas ações devem repercutir na melhoria de vida das comunidades e entornos. Na oportunidade, Andrew Ugalde agradeceu o empenho da equipe e demais colaboradores, como também ressaltou informações sobre as arrecadações, destinações de alimentos e situações sociais identificadas a partir do projeto.

Durante a palestra, Rubicleis Gomes da Silva, que é professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), abordou a utilização da pesquisa operacional e dos problemas de redes por meio de exemplos de situações pertinentes para as organizações, especialmente as de natureza empresarial.

Dentre os casos práticos, foram relatados usos da probabilidade como norteadora da tomada de decisão e de grafos que permitem otimizar fluxos, sejam rotas ou mesmo produção de bens ou prestação de serviços. Por fim, o palestrante citou a teoria das filas para explicar como estabelecimentos decidem sobre a alocação da força de trabalho e de recursos a partir de cálculos e estimativas de demanda.

Ao final da palestra, o público pôde tirar dúvidas pontuais, como também outros casos emblemáticos foram citados, apontando possibilidades de atuação de profissionais de logística no tratamento de informações da segurança e do transporte público, por exemplo, indo além, e citando possibilidades para uma logística nos ambientes educacionais.

Elias Silva, que é estudante do curso de Logística do Ifac, ponderou que a otimização “aqui no Acre, é um tema pouco debatido”, e destacou que “o projeto, além de trazer instrução, conhecimento para nós, também leva alimento, ajuda as pessoas que precisam”.

Já Josivaldo Saraiva, acadêmico do 4º período de Logística do Ifac, destacou que “a otimização, então, sem dúvida, é o que vai dar norte para os novos profissionais do mercado”.

O projeto social

O Ação Social Ifac é pautado na atuação voluntária de pessoas que mantêm algum vínculo ou proximidade com o campus Rio Branco, sendo as palestras apoiadas pela direção geral e pelas coordenações dos cursos participantes.

Suas ações em 2019 consistiram em duas palestras, com um total 170 inscrições, tendo sido arrecadados mais de 100 itens de alimentos não perecíveis, posteriormente destinados a famílias carentes, inclusive de alunos do próprio Ifac.

(Texto e fotos: Andrew Ugalde - Campus Rio Branco/Ifac)