Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Emoções e boas lembranças marcam a 1ª colação de grau virtual do Ifac
Campus Rio Branco

Emoções e boas lembranças marcam a 1ª colação de grau virtual do Ifac

Cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (14.10) e foi transmitida ao vivo no YouTube

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 22h39
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 06h59

Sorrisos, emoções e boas lembranças marcaram a primeira colação de grau virtual do Instituto Federal do Acre (Ifac). A cerimônia, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (14.10), foi do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus Rio Branco. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do Ifac no YouTube.

Atendendo ao Regimento Interno do Ifac, a solenidade cumpriu o que dispõe a Portaria 908/2020, que normatiza as colações de grau virtuais, em caráter excepcional de forma remota, por videoconferência, enquanto durar o período de suspensão das atividades presenciais, previstos em documentos normativos e publicados em Boletim de Serviço da instituição.

A solenidade, que foi conduzida pela reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também contou com a participação do diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, do coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Antônio Oliveira da Costa, da docente Valdirene Nascimento da Silva Oliveira, escolhida como paraninfa, além do professor Pedro Hercílio de Oliveira Cavalcante, que foi o patrono da turma, e ainda do docente Luciano Pereira de Negreiros, homenageado pelos estudantes.

Como juramentista da turma “Os Sobreviventes 2016.2”, a bióloga Cintia de Souza Silva conduziu o Juramento do Biólogo, que foi acompanhado pelos demais formandos. Já a bióloga Adriane Lazzaretti representou os novos profissionais durante a homenagem dedicada ao professor Luciano Negreiros.

Em sua fala, a reitora do Ifac agradeceu a presença dos formandos, servidores e familiares, como também destacou o ineditismo da cerimônia, em ser a primeira colação de grau virtual da instituição. “Em nome dos formandos, agradeço o comparecimento de todos os presentes a esta solenidade virtual. A pandemia não nos permitiu realizar esse evento antes, pois precisávamos manter o distanciamento social e ter toda segurança para poder celebrar esse momento com muita alegria. Para tudo temos uma primeira vez. E essa é a primeira vez em que o Ifac realiza uma solenidade de formatura virtual. Portanto, todos nós, hoje, somos pioneiros”, destacou.

Rosana Cavalcante dos Santos também reforçou o profissionalismo dos novos biólogos. “Hoje, temos uma turma com 25 novos biólogos, que sai preparada para o mercado de trabalho, com ideias de sustentabilidade e qualidade de vida que precisam e serão multiplicadas. Vocês são capazes de fazer o mundo pensar assim, como também de promover ações que, certamente, são e serão necessárias para a salvação da vida humana, de muitas outras criaturas vivas e quiçá do nosso planeta”.

Em seu pronunciamento, o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, destacou a importância da atuação dos novos biólogos junto à educação. “A partir de agora vocês são nossos colegas de profissão. Estão formados, são licenciados e estão entrando para o caminho da educação. Mesmo que nem todos, eventualmente, possam dar aula, mas todos estão formados para isso e espero poder contar com vocês nessa nossa caminhada, contribuindo para que a nossa educação seja cada vez melhor. Vocês refletem todo o trabalho que temos realizado ao longo dos 10 anos de existência do Ifac. A presença de vocês nessa cerimônia mostra o quanto nosso trabalho tem sido frutífero. Fico muito feliz em estar presente nessa solenidade com vocês”.

A realização da primeira colação de grau virtual do Ifac foi organizada pela Diretoria Sistêmica de Comunicação, com apoio da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação e dos intérpretes de Libras Elizanildo Lima e Marcia Guardia. A próxima solenidade, que será dos cursos superiores de Tecnologia em Logística, Processos Escolares e Sistemas para Internet, do campus Rio Branco, será transmitida no dia 21 de outubro, a partir das 19h, no canal do Ifac no YouTube.