Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Campus Avançado Baixada do Sol > 15ª Semana do Alimento Orgânico tem início em Rio Branco
Campus Avançado Baixada do Sol

15ª Semana do Alimento Orgânico tem início em Rio Branco

Nos municípios também acontecem as caravanas agroecológicas. Ifac é parceiro no evento organizado pela Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre

• Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 08h51
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 13h56

Começou na segunda-feira (27.05) a 15ª Semana do Alimento Orgânico, evento realizado pela Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre (CPOrg-AC), da qual faz parte o Instituto Federal do Acre (Ifac) junto com outras instituições públicas e da sociedade civil. O evento busca conscientizar a população sobre benefícios desses produtos e vantagens do sistema de produção agroecológico. A programação inclui palestras, mesa redonda e oficinas em Rio Branco. Ao mesmo tempo, ocorrem as caravanas agroecológicas em diversos municípios do estado.

As atividades se iniciaram na segunda-feira com a abertura oficial no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde o público assistiu à palestra sobre rentabilidade dos orgânicos e o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). No período da tarde, a palestra “O que a gente precisa saber sobre agrotóxicos no Acre?” lotou o auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac).

Na quarta-feira (29.05), foi realizada uma mesa redonda sobre cooperativismo e atuação dos técnicos em Agroecologia no Ifac campus Baixada do Sol. A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos participou da abertura da mesa redonda.

Rosana Cavalcante discorreu sobre o papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do Ifac na oferta de cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e de pós-graduação, através da verticalização do ensino, voltada para atender aos arranjos produtivos locais, transformando a realidade social do Estado por meio da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade para os alunos.

Participaram, da Mesa Redonda, representantes do Sindicato dos Tecnólogos, do Sebrae e os alunos dos cursos técnicos de Recursos Pesqueiros, Agroecologia e do curso de especialização em Agricultura Familiar do Campus Avançado Baixada do Sol. De noite, o Cine Teatro Recreio recebe o Circuito de Cinema Agroecológico com exibição de vários vídeos sobre o tema.

A programação continua até sábado, 1º de junho, com visitação à feira do produtor orgânico, onde haverá apresentações musicais e comercialização dos alimentos.

Caravanas agroecológicas

Paralelamente a Semana do Alimento Orgânico estão ocorrendo atividades em vários municípios do estado com as caravanas agroecológicas. Assis Brasil, Buraji, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul são alguns dos locais que já receberam a caravana. As caravanas vão até o dia 15 de junho.