Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Campus Avançado Baixada do Sol > Alunos do curso técnico em Recursos Pesqueiros realizam visita técnica em frigorífico
Campus Avançado Baixada do Sol

Aula prática foi realizada no dia 22 de agosto, na Piscicultura e Frigopeixe Monte Castelo, em Senador Guiomard

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 16h07
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 16h09

Estudantes do curso técnico subsequente em Recursos Pesqueiros, do campus Baixada do Sol, realizaram mais uma atividade prática. Dessa vez, a aula aconteceu na Piscicultura e Frigopeixe Monte Castelo, no município de Senador Guiomard, no dia 22 de agosto.

O encontro, que contou com a participação de 22 alunos dos 2º e 3º períodos, foi coordenado pelas professoras Emanuele Elisa Hernandes e Kelly de Souza Ferraz, e também pelo técnico agrícola Francisco Charles Bezerra dos Santos. O objetivo da atividade foi apresentar os elos da cadeia produtiva da piscicultura, como também contextualizar o escoamento da produção no Estado do Acre.

De acordo com a docente Kelly Ferraz, o grupo de estudantes e servidores do Ifac foi recebido pela proprietária da Piscicultura e Frigopeixe, Vanda Milani, como também pelo agente de inspeção, Matheus Neri, que atualmente também é estudante do curso técnico em Agroecologia do Ifac.

“Foi um momento em que os estudantes puderam conhecer a estrutura e funcionamento do frigorífico de peixes, com explicações sobre maquinários, manipulação do pescado e controle de qualidade do produto beneficiado. Também tiveram oportunidade de conhecer o diretor comercial, Jorge Odair Ligeiro, que apresentou a propriedade piscícola, explicando o funcionamento das baterias de viveiros, espécies cultivadas, sistemas de abastecimentos e drenagens de água e tópicos que envolvem toda a cadeia produtiva piscícola”, afirmou Kelly Ferraz.

Para a professora Emamuele Hernandes, a visita técnica contribuiu para “a interdisciplinaridade, como também para desenvolver um trabalho conjunto entre as disciplinas de piscicultura, além de apresentar novas oportunidades para a aquicultura, beneficiamento de pescado e processamento de pescado. Os estudantes também tiveram a oportunidade de ter um panorama geral sobre a cadeia produtiva do pescado, e assim compreender a importância que cada elo desta cadeia representa no sucesso deste setor”.

Francisco Éliton Nascimento de Araújo, que é estudante do 2º período, destacou o privilégio em poder visitar e entender o funcionamento de um empreendimento na área de piscicultura. “Foi também uma oportunidade de conhecer um produtor que trabalha incessantemente e com muita organização. Minha motivação pela área cresceu ainda mais ao saber que aquele frigorífico está apenas começando, possibilitando que todos cresçam juntos: o Estado, o produtor e nós, futuros técnicos”.

Para Cleucivana Pereira de Oliveira, que está cursando o 3° período, a visitação foi a oportunidade em adquirir ainda mais conhecimentos na área da aquicultura. “Vi coisas do setor que ainda não tinha visto. Não conhecia os maquinários do processamento do pescado e isso foi algo muito novo e gratificante. Já tínhamos um pouco de conhecimento, mas na ocasião tive a oportunidade de entender os cuidados e formas de manejo importantes para a produção. A cada dia que passa só tenho mais amor pelo curso que estou fazendo. Este aprendizado irei levar por toda minha vida”.

Julierme Ferreira de Souza, que também está no 3º período do curso de Recursos Pesqueiros, afirmou que gostou bastante da visita e que são momento importantes. “Essas atividades são importantes para que possamos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Foi muito enriquecedor conhecer uma piscicultura com tradição de mais de vinte anos. Deixo meus aplausos a todos do Frigopeixe por encararem mais um desafio e montarem um frigorífico com qualidade e excelência para atender os consumidores”, finalizou.