Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Campus Avançado Baixada do Sol > Alunas do campus Baixada do Sol participam de encontro do movimento Articulação Nacional de Agroecologia
Início do conteúdo da página
Campus Avançado Baixada do Sol

Alunas do campus Baixada do Sol participam de encontro do movimento Articulação Nacional de Agroecologia

Reunião teve objetivo de discutir temáticas e metodologias para o I Encontro do Grupo de Trabalho das Mulheres Indígenas, Negras e Quilombolas da ANA

  • Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 08h30
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 11h21
imagem sem descrição.

Alunas do Instituto Federal do Acre (Ifac), dos cursos de especialização em Agricultura Familiar e técnico em Agroecologia, do campus Avançado Baixada do Sol, participaram da reunião preparatória para o I Encontro do Grupo de Trabalho das Mulheres das Mulheres Indígenas, Negras e Quilombolas da Articulação Nacional de Agroecologia.

Gabriela Sousa e Edilene Machado Barbosa representaram o Acre durante as discussões, que foram realizadas nos dias 24 e 25 de setembro, na sede do Movimento do Graal no Brasil, em Belo Horizonte (MG).

Conforme explica a docente do campus Baixada do Sol, Joana Dias de Oliveira, que também é professora das duas estudantes, a reunião GT de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre as diversas experiências das mulheres indígenas, negras e quilombolas na construção da agroecologia nos seus territórios.

A reunião preparatória, segundo Joana Dias, é um espaço de troca de experiências e de formação de ideias sobre temas como ancestralidade, feminismo e agroecologia, além de ser também um espaço na programação para a participação das representantes de diferentes Estados na organização do I Encontro do Grupo de Trabalho das Mulheres das Mulheres Indígenas, Negras e Quilombolas da ANA, com a discussão dos temas e da metodologia para o evento.

Para a docente, a participação das estudantes significa uma excelente oportunidade de engajamento das experiências desenvolvidas no Acre com a rede de organizações e instituições que compõe a Articulação Nacional de Agroecologia, principalmente na Amazônia.

“A Agroecologia só acontece, como prática, quando vinculada a um território. Essa é a síntese da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, nas ações dos Núcleos de Agroecologia. A participação das estudantes do Ifac nesse evento demonstra que estamos no caminho certo, pois os aprendizados construídos nesse diálogo são muito ricos e vão frutificar em ações do nosso campus”, finalizou Joana Dias.

(Informações: Joana Dias de Oliveira | campus Baixada do Sol)

Fim do conteúdo da página