Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Branco > Campus Avançado Baixada do Sol > Alunas do campus Baixada do Sol participam de encontro do movimento Articulação Nacional de Agroecologia
Campus Avançado Baixada do Sol

Reunião teve objetivo de discutir temáticas e metodologias para o I Encontro do Grupo de Trabalho das Mulheres Indígenas, Negras e Quilombolas da ANA

• Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 08h30
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 11h21

Alunas do Instituto Federal do Acre (Ifac), dos cursos de especialização em Agricultura Familiar e técnico em Agroecologia, do campus Avançado Baixada do Sol, participaram da reunião preparatória para o I Encontro do Grupo de Trabalho das Mulheres das Mulheres Indígenas, Negras e Quilombolas da Articulação Nacional de Agroecologia.

Gabriela Sousa e Edilene Machado Barbosa representaram o Acre durante as discussões, que foram realizadas nos dias 24 e 25 de setembro, na sede do Movimento do Graal no Brasil, em Belo Horizonte (MG).

Conforme explica a docente do campus Baixada do Sol, Joana Dias de Oliveira, que também é professora das duas estudantes, a reunião GT de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre as diversas experiências das mulheres indígenas, negras e quilombolas na construção da agroecologia nos seus territórios.

A reunião preparatória, segundo Joana Dias, é um espaço de troca de experiências e de formação de ideias sobre temas como ancestralidade, feminismo e agroecologia, além de ser também um espaço na programação para a participação das representantes de diferentes Estados na organização do I Encontro do Grupo de Trabalho das Mulheres das Mulheres Indígenas, Negras e Quilombolas da ANA, com a discussão dos temas e da metodologia para o evento.

Para a docente, a participação das estudantes significa uma excelente oportunidade de engajamento das experiências desenvolvidas no Acre com a rede de organizações e instituições que compõe a Articulação Nacional de Agroecologia, principalmente na Amazônia.

“A Agroecologia só acontece, como prática, quando vinculada a um território. Essa é a síntese da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, nas ações dos Núcleos de Agroecologia. A participação das estudantes do Ifac nesse evento demonstra que estamos no caminho certo, pois os aprendizados construídos nesse diálogo são muito ricos e vão frutificar em ações do nosso campus”, finalizou Joana Dias.

(Informações: Joana Dias de Oliveira | campus Baixada do Sol)