Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Xapuri > Aluno do Ifac conquista 1º lugar na fase estadual da XV Olimpíada Brasileira de Biologia
Campus Xapuri

Werlen Ferreira da Silva obteve a melhor nota entre os estudantes do Acre e também foi o 10º da região Norte com a maior pontuação

• Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 08h45
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 17h58

O estudante do Instituto Federal do Acre (Ifac), Werlen Ferreira da Silva, conquistou o 1º lugar na fase estadual da XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Na região Norte, ele foi o 10º aluno com a maior pontuação dentre as etapas estaduais na competição. O jovem, que é aluno do campus Xapuri, está no 4º ano do curso técnico integrado em Biotecnologia e somou 54 pontos na prova.

Outros 65 estudantes do 2º, 3º e 4º ano do curso de Biotecnologia do campus Xapuri também participaram da primeira fase da OBB. Desse total, somente quatro alunos foram classificados para a segunda fase. Dentre eles, Werlen Ferreira que conquistou a maior pontuação do Acre. Esta é a segunda vez que alunos do Ifac participam da OBB.

“A Biologia sempre foi uma paixão para mim, pois entender a semântica da natureza da vida é algo simplesmente espetacular. Descobri que existia a OBB através da professora Tatiane Clem. A partir daí meu interesse e desejo de participar vieram de imediato. Com a realização da OBB, pude perceber nitidamente a imensidão que é esta ciência em todos os seus aspectos e ao minúsculo grão de conhecimento que tenho da mesma dentro de um universo inteiro, o que me incentivou a buscar e me interessar mais por esta disciplina tão importante e fascinante”, afirmou Werlen Ferreira.

Conforme explica a professora Tatiane Correa de Faria Clem, o objetivo de integrar os alunos na Olimpíada foi para incentiva-los a buscar conhecimento. “O que nos motiva a participar da OBB é a oportunidade de levar nosso aluno a se desafiar, pois nestas situações ele tende a se superar e superar os outros. Acreditamos que a participação na Olimpíada faz com que o estudante queira cada vez mais buscar conhecimento”.

Antes mesmo da aplicação das provas, os alunos já vinham sendo preparados para a competição. Através do projeto de extensão “Caminhos de Biologia”, os jovens participaram de aulões e simulados entre os dias 11 e 21 de março.

A primeira fase, que constou com a aplicação de uma prova abordando temáticas relacionadas à botânica, ecologia, microbiologia e zoologia, aconteceu no dia 22 de março. Os testes foram corrigidos no dia 28 de março e a segunda fase foi aplicada no dia 27 de abril.

“Levando em consideração que a OBB é elaborada pelo Instituto Butantan, que é importantíssimo no cenário da pesquisa científica nacional e internacional, isso instiga muito mais o nosso aluno à participação. Percebemos que temos evoluído enquanto instituição na participação na Olimpíada, pois, no ano de 2018 tivemos aproximadamente 30 alunos realizando a primeira fase. Na época, nenhum alcançou pontuação para a segunda etapa. Neste ano tivemos a participação de 66 alunos, com quatro estudantes de Xapuri sendo classificados para a segunda etapa, e com um resultado bastante positivo, no que se diz respeito ao nosso aluno Werlen Ferreira”, lembrou Tatiane Clem.

Além da docente Tatiane Clem, servidores do campus Xapuri também integraram o processo de preparação dos estudantes, como também de apoio na aplicação das provas da OBB no Ifac. Sendo eles: Cleilson Rezende da Silva, Tatiane Loureiro da Silva, Thiago Yamada, Richarlly da Costa Silva e Wallisson Luís Henrique Clem.