Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Alunos dos cursos Florestas e Agricultura do campus Tarauacá participam de júri simulado
Campus Tarauacá

Atividade faz parte da aprendizagem significativa que aponta o caminho para o sucesso do aluno e integração das disciplinas

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 07h26
  • Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 10h39

Alunos do 3º ano dos cursos de Florestas e Agricultura do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Tarauacá, participaram nos dias 13 e 14 de agosto, de um júri simulado organizado pelos docentes Flávia Alves Simoura Silva, da disciplina de História, e Orlando da Rocha Melo Júnior, da disciplina de Direito.

A atividade faz parte de um trabalho de integração de disciplinas no qual os professores trabalharam o assunto Era Vargas. “O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos e destes com os professores, sem falar na experiência e na partilha coletiva de conhecimento”, destaca a docente de História, Flávia Alves.

Segundo a docente, partindo deste princípio é importante, ainda, repensar a metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais tornando o ensino significativo. “Neste aspecto, a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato”.

A docente diz que no desenvolvimento de atividades interdisciplinares o aluno não constrói sozinho o conhecimento, mas sim em conjunto com outros e tendo a figura do professor como uma orientação, um norte a ser seguido. “Dessa forma, além de desenvolver de forma dinâmica os conteúdos das disciplinas, o projeto garante o engajamento e envolvimento proativo dos alunos”.

A integração das disciplinas em uma atividade conjunta, segundo a docente, é importante porque realiza a troca e o diálogo no processo de significação tanto dos conteúdos estudados, como do mundo em que o aluno vive. “Acreditamos que este é o caminho para dar sentido ao tão sonhado Ensino Integrado”, conclui Flávia Alves.

(Com informações e fotos do campus Tarauacá)