Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Campus Tarauacá é destaque no Desafio de Ideias do III Conc&T
Início do conteúdo da página
Campus Tarauacá

Campus Tarauacá é destaque no Desafio de Ideias do III Conc&T

Estudantes conquistaram o três primeiros lugares no pódio. Competição de ideias inovadoras é realizada pela Incubadora do Ifac

  • Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 12h51
  • Última atualização em Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 12h55

 

O Desafio de Ideias, competição onde estudantes apresentam ideias de produtos e serviços inovadores, teve o campus Tarauacá como o grande vencedor, levando três equipes ao pódio. O evento ocorreu durante o III Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre (Ifac), Conc&T, realizado no dia 27 de novembro, em Rio Branco. Os vencedores terão oportunidade de pré-incubarem suas ideias de negócios junto a Incubadora do Ifac. A equipe que ficou em 1° lugar também ganhou uma viagem à Recife, para conhecer o Parque Tecnológico do Porto Digital, local que abriga empresas de tecnologia.

A programação teve duração de três dias e contou com capacitação das equipes com diversas palestras sobre empreendedorismo e inovação. Em seguida, os participantes desenvolveram e apresentaram suas ideias de negócio a uma banca de jurados, especialistas no tema empreendedorismo. Ao todo, 10 equipes participaram do Desafio de Ideias.

O evento é promovido, junto do Ifac Empreendedor, pela Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac) sob coordenação do professor Reinaldo Siqueira.

A coordenadora do núcleo da Incubac no campus Tarauacá, Juliany Siqueira, afirmou que os alunos estavam trabalhando em ideias de negócios inovadores antes mesmo de surgir a oportunidade de participar do evento. Ela conta que vem estimulando os alunos a pensarem em maneiras de modificarem a realidade local através do empreendedorismo.

Ela também destaca a grande participação do campus Tarauacá que levou 27 alunos para o Desafio de Ideias. “Gostaria de agradecer o esforço e empenho dos alunos e também o apoio do coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão, professor Bruno Kawano e o coordenador do Curso Técnico Integrado em Administração, professor Orlando Junior. Eventos como este abrem a mente dos alunos, faz com que saiam da caixinha do óbvio e percebam as possibilidades a sua volta”, compartilhou. A coordenadora também agradeceu a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Proinp) e da Incubac pela realização do Desafio de Ideias: “Posso dizer que os alunos voltaram diferentes e maravilhados com o evento”.

Ideias vencedoras

A ideia de negócio vencedora do Desafio de Ideias foi da Loêmia da Silva Nascimento, que elaborou um projeto de uma empresa para comercializar produtos com o foco na valorização da língua e cultura acreanas. Ela é aluna do 2° ano do curso técnico integrado em Agricultura.

Veja mais fotos do evento aqui

Com o segundo lugar, ficou a equipe das alunas do 2° ano do curso técnico integrado em Florestas, Antonia Leite, Gercina de Araújo, Lorhanna de Lima e Maria Lima. A ideia de negócio da equipe é de uma empresa que reaproveita materiais que iriam para o lixo e os transforma em peças funcionais e/ou decorativas.

Em terceiro lugar ficou com os alunos do 1° ano do curso técnico integrado em Finanças, Kaylene Cavalcante, Irismar Mourão, Ediene Crescêncio e João Pedro Borges. Eles desenvolveram a ideia de um buffet que entrega festas com opções personalizadas.

Com informações do campus Tarauacá

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página