Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Campus Tarauacá realiza I Feira de Ciências
Campus Tarauacá

Campus Tarauacá realiza I Feira de Ciências

Atividade reuniu mais de 200 visitantes da comunidade, além de estudantes e servidores

• Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 02h29
  • Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 09h08

Com objetivo de apresentar experimentos nas áreas de Química, Física e Biologia, o campus Tarauacá realizou a I Feira de Ciências. O evento, que reuniu mais de 200 visitantes, foi resultado de um projeto de extensão coordenado pela docente Juliany Torres Siqueira.

As atividades, que foram realizadas em 30 de novembro de 2018, contaram com participação de apoio de outros projetos de extensão, como: “Construção de Modelos Didáticos em Ciências” coordenado pelo professor Ricardo Pereira (campus Rio Branco), “Feira Cultural em Alusão ao Dia da Consciência Negra”, coordenado pelo professor Francisco Gilberto, a “Rádio INTEGRAiF” coordenado pelo professor Jaime Lima, “Robótica”, do professor Angelo Maggioni, além do “Planetário Itinerante”, coordenado pelo professor Cleyton de Souza (campus de Rio Branco).

Conforme explica Juliany Siqueira, durante a realização da “I Feira de Ciências”, os os alunos, docentes e também visitantes “puderam vivenciar a ciência e cultura na prática. Puderam conhecer também toda a estrutura física de que o campus dispõe, como as salas de aula, laboratórios, viveiro de plantas e biblioteca, além de terem tido a possibilidade de vislumbrar fazer parte do Ifac”.

De acordo com o coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão do campus Tarauacá, Bruno Rógora Kawano, que também participou do evento como colaborador do projeto, ressaltou a relevância dos projetos na iniciação dos alunos junto ao desenvolvimento de habilidades práticas que são ensinadas em sala de aula.

“O diferencial do Instituto Federal é que contamos com profissionais, docentes e servidores técnico-administrativos com um alto nível de capacitação, e isso reflete diretamente na qualidade do ensino, na execução de projetos de pesquisa e de extensão, como é o caso da I Feira de Ciências”, afirmou Bruno Kawano.

Ainda de acordo com a professora Juliany Siqueira, “o objetivo do projeto foi aumentar o interesse e compreensão da ciência pelos alunos e comunidade, como também melhorar o senso crítico e, como consequência uma série de benefícios a todos que participam, como exemplo, o estabelecimento de correlação entre conhecimento cotidiano e científico, estreitamento de relações entre alunos, professores e comunidade, prática de pesquisa científica, entre outros”.

A I Feira de Ciências do campus Tarauacá também contou com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, através do Núcleo de Educação de Tarauacá, que intermediou a visitação dos alunos e professores das demais escolas do município.

(Fotos e informações: professora Juliany Torres Siqueira)