Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Campus Tarauacá promove ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Campus Tarauacá

Campus Tarauacá promove ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A programação da semana contou com oficina de reciclagem e dia de campo com o plantio de 27 mudas de ingá mirim na unidade

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 06h54
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 13h08

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá realizou a Semana do Meio Ambiente com o tema “Consciência ambiental”. Na programação das atividades, nos dias 5 e 6 de junho, foi ministrada uma oficina sobre técnicas de reciclagem e também foi realizado o plantio de 27 mudas de ingá mirim nas dependências da unidade. As ações são alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Para a oficina de reciclagem, os alunos coletaram garrafas pets e, logo após, assistiram vídeos explicativos e receberam a tutoria do professor Gilberto Stein, responsável pela atividade, sobre a produção de diferentes objetos. Em seguida, o grupo passou para a prática, confeccionando materiais como puffs e brinquedos. Os produtos feitos pelos alunos já estão sendo utilizados por eles nas salas de aula e nos corredores da escola.

A atividade teve como objetivo despertar a consciência crítica sobre a responsabilidade social de preservação do meio ambiente e demonstrar, por meio do reaproveitamento e da reutilização que é possível a diminuição do acúmulo de lixo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar na prática as técnicas de reaproveitamento de pets e de outros materiais descartados. A oficina foi ministrada pelo professor Gilberto Stein com apoio dos demais docentes da unidade e da gestão do campus.

“Achei a atividade muito interessante e produtiva, porque as pessoas jogam pets no lixo e acham que não tem mais uso. A reciclagem é uma questão de atitude, pois ao invés de descartar as pessoas poderiam produzir vários objetos úteis. Eu mesma, antes jogava fora as garrafas, mas agora pretendo construir puffs para a minha casa. E se alguém quiser, pode até fazer para vender, dá para ganhar um bom dinheiro”, comentou a aluna do 2º ano do Integrado em Agricultura, Suzy Amorim.

Dia de campo: adote uma árvore!

Outra atividade da semana do meio ambiente no campus Tarauacá foi o plantio de 27 árvores na área externa da unidade. Além de comemorar o dia do meio ambiente, o objetivo da atividade foi estimular o espírito participativo e de cooperação entre os alunos dos diferentes cursos e incentivar a adoção de medidas simples, mas que geram grande impacto na mudança do clima.

O plantio das mudas foi uma atividade proposta pelo professor Joao Ricardo Leão. “Esse dia de campo oportunizou a disseminação de boas práticas ambientais além de deixar o espaço físico do campus Tarauacá esteticamente mais bonito e agradável visando o conforto térmico, abrigo e alimento para avifauna. A troca de experiência entre os alunos foi o ponto forte dessa atividade, já que os alunos do 2º e 3º anos do curso técnico em Florestas ensinavam aos demais a forma correta de plantar, adubar e cuidar das árvores adotadas com supervisão dos professores e servidores”, explicou.

Ainda segundo o docente, os alunos “adotaram” as árvores, sendo que algumas ganharam nome e até sobrenome. “Cada árvore adotada ganhou nome e ás vezes até sobrenome dependendo da criatividade de cada tutor. Por exemplo, a árvore nº 02 foi batizada de ‘Esperança’ pelo aluno Gabriel, do 1º ano de Finanças, que relatou ser sua primeira árvore plantada”.

Com informações do campus Tarauacá