Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Ifac inicia aulas do curso de Tecnologia de Gestão em Agronegócio em Tarauacá
Campus Tarauacá

Ifac inicia aulas do curso de Tecnologia de Gestão em Agronegócio em Tarauacá

Aula inaugural ocorreu no dia 30 de julho e contou com a presença dos alunos, familiares, servidores e gestores do Ifac e autoridades locais

• Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 11h31
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 15h02

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá deu início às aulas da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Agronegócio do Estado, no dia 30 de julho. A cerimônia contou com a presença dos alunos, familiares, servidores e gestores do Ifac e autoridades locais. A graduação foi lançada em maio de 2019 e teve 40 aprovados através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no processo seletivo do meio do ano.

Durante a aula magna houve uma apresentação do corpo docente e da equipe de gestão do campus, com o diretor geral, Sergio Flórido. O coordenador do curso, Tayson Teles, realizou uma exposição, aos novos estudantes, sobre a finalidade do curso, dados estatísticos, desenvolvimento nacional e regional do agronegócio, áreas de atuação do profissional e o mercado de trabalho. Em seguida, o professor do Ifac campus Rio Branco, Mário Sérgio Lobão, que é doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, ministrou uma palestra sobre o tema. O hino nacional foi interpretado em Libras, pela servidora Mesezabeel Rodrigues. Além disso, o evento contou com uma apresentação cultural do povo indígena Huni Kuin.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio é o segundo que o estudante José Daison Silva inicia no Ifac. Foi no campus Tarauacá que ele concluiu, recentemente, o Curso Técnico Subsequente em Finanças e agora se prepara para a graduação. “Escolhi fazer esse curso porque acho que a gente que é novo tem que estudar e se especializar e também porque vejo que o mercado está crescendo muito nessa área. O nível superior abre muitas portas e a gente vai continuar estudando para conseguir algo melhor. É uma oportunidade louvável que o Ifac está oferecendo”, compartilhou o acadêmico.

O estudante também destacou a oportunidade de formação superior no município. “Tem gente que não pode ir embora, nem ficar longe da família, então é importante a gente ter um ensino superior aqui em Tarauacá, até para a gente investir na nossa cidade que é uma grande produtora na zona rural e está faltando mão de obra capacitada.”

Para o professor convidado, Mário Sérgio Lobão, o curso trará grandes benefícios à comunidade urbana e rural e permitirá que se tenha profissionais qualificados para trabalhar no agronegócio, para que o processo produtivo se torne mais efetivo e possa contribuir com o desenvolvimento da região. “Com a primeira turma se formando, a economia rural acreana terá profissionais altamente qualificados e especializados para atuarem no gerenciamento das cadeias produtivas do Agronegócio no Estado, indo desde os insumos, passando pelo processo de produção e agroindustrialização, até a distribuição e comercialização dos produtos agropecuários. Isto, sem dúvida, resultará em maior dinamismo e crescimento da atividade agropecuária no município de Tarauacá, Acre e região”, comentou.

Estiveram presentes na aula magna a pró-reitora de Ensino, Maria Lucilene Acácio, o pró-reitor de Planejamento, Ubiracy Dantas, representando a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos que se encontrava em reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Também participaram do evento o diretor geral do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldi, o Cacique Assis Kaxinauwá e autoridades do Poder Executivo e Legislativo.

Confira o álbum de fotos do evento clicando aqui

Com informações e fotos: Tamara Smoly/Ifac Campus Tarauacá