Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Projeto de Arte transforma os espaços do campus Tarauacá
Campus Tarauacá

Projeto de Arte transforma os espaços do campus Tarauacá

Espaço Cultural recebeu pinturas com grafite feitas pelos alunos do ensino médio integrado. Atividade é coordenada pelo professor Alan Saldanha

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 08h24
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 13h26

Estudantes do ensino médio estão transformando o visual da escola no Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá. A partir do projeto do professor de Arte, Alan Saldanha, os alunos vêm realizando diversas intervenções artísticas nas paredes do campus com a técnica do grafite com estêncil digital. As atividades acontecem nas aulas de artes e nos horários livres dos alunos.

Segundo o docente de Arte, o projeto tem como objetivo explorar novas possibilidades do espaço, como um local de eventos, exposições e observação. Além disso, o contato com a arte da pintura propicia o desenvolvimento do olhar, para além do superficial, e de uma percepção crítica e reflexiva, aguçando o imaginário e a criatividade dos jovens. Outro aspecto importante do projeto é a utilização do espaço como ferramenta didática e a possibilidade de agregar grupos e artistas amadores da comunidade.

A atividade prática da pintura funciona como complementar à teoria aprendida em sala de aula. No Espaço Cultural é o momento que os alunos têm de “botar a mão na massa”, como explica o coordenador do projeto. “Na sala de aula é tudo muito rápido, 50 minutos não bastam para explorar os temas. A técnica que usamos do grafite com estêncil digital não é tão complicada e os alunos ficam felizes com o resultado. Eles não gostam só de olhar, gostam de fazer as pinturas”, afirmou o professor Alan Saldanha.

Na disciplina de Arte, diversos temas já foram abordados com a turma, como Dia da Consciência Negra, Dia Internacional da Mulher e Inclusão. Os alunos estudaram a história de vida dos ícones nacionais e mundiais, com ênfase nas suas ações e legado de lutas para a contemporaneidade. A partir desses debates, eles se inspiraram para fazer as pinturas na parede do campus. Zumbi dos Palmares, Marielle Franco, a jogadora Marta, Rosa Parks e Malcolm X foram algumas das personalidades escolhidas pelos jovens artistas.

Para a aluna do 2º ano do Integrado em Administração, Orleanda Madeira, as atividades com pintura são um grande aprendizado. Ela contou sobre os temas que a inspiraram para escolher o que desenhar: “Conheci bastante os personagens e me inspirei nos temas da discriminação, impunidade e o preconceito que são um problema. Acredito que devemos amar o próximo e tratar todos de forma igual, independentemente de cor, sem distinção.”

Com informações do campus Tarauacá – Fotos: Tamara Smoly