Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Campus Tarauacá encerra atividades da 1ª turma do curso básico de Libras
Campus Tarauacá

Campus Tarauacá encerra atividades da 1ª turma do curso básico de Libras

Evento também contou com celebração do Dia Nacional do Surdo e fez parte das comemorações realizadas para o Setembro Amarelo

• Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 11h58
  • Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 12h07

O campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, no último dia 26 de setembro, o encerramento da 1ª turma do Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O evento, que teve a participação de estudantes e servidores da unidade, também contou com celebração em alusão ao Dia Nacional do Surdo e fez parte das comemorações realizadas na unidade para o Setembro Amarelo.

O curso básico, que faz parte dos projetos de extensão institucionalizados no Ifac, foi realizado pela coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do campus Tarauacá, Mesezabeel Rodrigues, que também é tradutora e interprete de Libras do Ifac. Para concluir as atividades do curso, os novos tradutores realizaram apresentação musical em Libras, no hall do campus.

“O mês de setembro é muito representativo para as pessoas surdas, pois é um mês de muitas conquistas. Além disso, é importante sempre ressaltarmos a inclusão dos surdos nas escolas, onde todos devem saber se comunicar através da Língua de Sinais. Não podemos fingir que eles não existem. Os surdos existem, sim, basta as pessoas retirarem o preconceito e olharem para o lado, pois eles estão ali. Vamos todos lutar juntos com a comunidade surda, para que eles consigam ser ainda mais inclusos na sociedade”, destacou Mesezabeel Rodrigues.

Para a aluna da 1ª turma do Curso Básico de Libas em Tarauacá, Evilânia Maria da Silva Nazaré, o evento de encerramento e em alusão ao Dia Nacional do Surdo só reforçou todo o aprendizado. “Quando vi a postagem que seria realizada o curso no campus Tarauacá, logo disse que uma vaga seria minha. Conhecer a Mesezabeel Rodrigues foi simplesmente inexplicável. Ela me apresentou um mundo “mágico” que é a Língua de Sinais. Serei eternamente grata a ela por esse conhecimento que nos proporcionou e que enriqueceu meu currículo”.

Valcilene do Nascimento Correia, que também concluiu o curso básico, destacou a importância do aprendizado para o seu dia a dia. “Sou agradecida pelo conhecimento que a Mesezabeel Rodrigues nos proporcionou. Ela não só ensinou a Língua de Sinais, mas nos tornou pessoas mais humanas. Doía muito quando eu não sabia me comunicar com os meus alunos surdos. Agora já sei. O curso foi excelente e aprendi muito”.

Para a aluna Ducivânia de Sousa Ramos, o curso básico contribuiu para o aprendizado e conhecimento. “Como a aluna da 1ª turma só tenho a agradecer pelos ensinamentos e pela maravilhosa, humana e dedicada Mesezabeel Rodrigues. Ela contribui para meu conhecimento e aprendizado sobre Libras. Já gostava e no curso fiquei amando ainda mais. Agora sei que poderei interagir e conversar com um surdo da comunidade de Tarauacá”.