Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Tarauacá > Campus Tarauacá entrega certificado para a 1ª turma do Curso Básico de Libras
Campus Tarauacá

Campus Tarauacá entrega certificado para a 1ª turma do Curso Básico de Libras

Curso formou 19 novos falantes da língua de sinais, sendo três servidores do Ifac que foram capacitados para atender alunos surdos na unidade

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 13h16
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 13h19

No dia 08 de novembro, o campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou uma cerimônia para a entrega dos certificados para os concluintes do primeiro Curso Básico de Libras oferecido na unidade. Ao todo, o curso formou 19 novos falantes da língua de sinais, sendo três servidores do Ifac que foram capacitados para atender alunos surdos no campus Tarauacá. O curso foi encerrado no dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo.

O curso foi parte de um projeto extensão que teve início em maio e foi encerrado em setembro. O objetivo foi de ensinar a Língua de sinais para as pessoas que tinham esse desejo de aprender a mesma.

“Os alunos na sua grande maioria não sabiam Libras e nem tinham noção de como era a estrutura da língua, história, gramática, legislação, etc. Depois dessas 100 horas de formação, os concluintes já têm esse conhecimento básico da Língua de Sinais. O curso não foi para formar profissionais, mas praticantes da língua. Espero que os participantes do curso continuem na busca para aprenderem mais, pois é só começo”, comentou a tradutora e intérprete de Libras e coordenadora do projeto, Mesezabeel Rodrigues.

A entrega dos certificados teve a participação do diretor de Ensino do campus Tarauacá, Ricardo Tamburini, que agradeceu o empenho da coordenadora que também deu aulas no curso. “É gratificante ter esse curso aqui na cidade de Tarauacá e no campus formando novos falantes da língua. Agradecemos à Mesezabeel que se empenhou nesse projeto e compartilhou esse conhecimento com a turma”, finalizou.

Coordenador de Pesquisa da unidade, Matsunaga de Oliveira também esteve na atividade e parabenizou os participantes e os envolvidos na formação. “Foi enriquecedor para todos que participaram e para nós do campus. O curso foi bem recebido pela comunidade e acreditamos que todos saem hoje com desejo de aprender mais. Agradecemos à Mesezabeel pelo esforço e empenho nesse curso”, concluiu.

Representando a turma, Evilânia Maria da Silva falou sobre a dificuldade que teve e disse que vai continuar buscando aprender mais sobre Libras. “A Libras é difícil, mas não é por isso que nos deixamos vencer pelo medo do desconhecido e aqui estamos recebendo esse certificado que é só o começo. Agradeço ao Ifac por nos trazer essa oportunidade de aprender a Língua de Sinais através da professora Mesezabeel com sua simplicidade e forma de ensinar nos mostrou um mundo visual e encantador”, comemorou a aluna.

Informações e fotos: Campus Tarauacá