Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Alunos do Ifac realizam limpeza e coleta de lixo da praia do Moa
Campus Cruzeiro do Sul

Alunos do Ifac realizam limpeza e coleta de lixo da praia do Moa

Ação faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias comemorada no dia 20 de setembro

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 12h32
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 08h10

Alunos dos cursos técnicos subsequentes em Aquicultura e Recursos Pesqueiros, orientados pelos docentes Carlos Henrique Profírio Marques e Bráulio Gonçalves do campus Cruzeiro do Sul do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias realizando a limpeza e coleta de lixo da Praia do Moa, localizado no encontro do Rio Moa com Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul.

A ação ocorreu no dia 20 de setembro, com a participação da prefeitura do município, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia). A secretária Rosa Sampaio e a assistente da Semeia, Damiana Maciel, colaboraram com a cessão de um caminhão para o recolhimento do lixo. A comunidade ribeirinha utiliza as margens dos rios Moa e Juruá para o desenvolvimento da pesca, aquicultura, agricultura e pecuária, e a Praia do Moa é frequentada por turistas e banhistas.

Ao todo participaram vinte e oito alunos que realizaram a seleção e peso obtendo informações quantitativas e qualitativas do lixo recolhido, como tipo, quantidade e peso. No total, foram recolhidos 83 kilos de lixo e, durante a realização da atividade, alunos desenvolveram noções sobre Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Ética, conteúdos abordados em sala de aula pelos docentes.

De acordo com o docente Carlos Henrique Profírio Marques, a ação ocorreu devido a percepção do problema do lixo que ocorre no município. “Cheguei recentemente a Cruzeiro do Sul e percebi que a questão do lixo é um dos principais problemas do município”.

A ação desenvolvida com os alunos, serve não só para limpar a praia, mas também para conscientizar os envolvidos e a todos alcançados por essa ação sobre a importância de recolher o lixo produzido em locais públicos. “Vale a pena destacar que o ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja, e que só através da Educação Ambiental será possível diminuir o problema na cidade”.

O docente enfatizou, ainda, a participação dos alunos na atividade. “No início os alunos não estavam motivados para a ação de coleta de lixo e também pelo fato de envolver duas turmas de cursos distintos. Porém, no final do evento, todos estavam bastantes animados com a ação e houve uma interação das turmas”.

Quanto ao resultado da ação, Marques diz que, no futuro, será possível desenvolver projetos específicos, pois todos os envolvidos demonstraram interesse em continuar o trabalho. “É importante destacar que a partir da aula prática, criou-se a possibilidade de realização de futuros projetos de pesquisa ou extensão e também na apresentação dos resultados em eventos científicos”.