Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ifac lança editais do Processo Seletivo 2019.1 para cursos técnicos
Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes do campus Cruzeiro do Sul visitam Piscicultura em Rio Branco

Turma de Recursos Pesqueiros 2018/1 pôde conhecer, na prática, como ocorre o processo de reprodução de peixes

• Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 16h48
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 16h50

Alunos da turma de Recursos Pesqueiros 2018/1 do campus Cruzeiro do Sul realizaram uma visita técnica à Piscicultura Nordeste, em Rio Branco. A atividade ocorreu entre os dias 27 de outubro a 03 de novembro, momento em que os estudantes puderam aprender, na prática, sobre os protocolos de reprodução induzida e semiartificial de peixes. A atividade contou com o apoio da Coordenação do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros. A turma foi acompanhada do professor Ellan Fernandes, da disciplina Reprodução e Larvicultura de organismos aquáticos, com suporte dos técnicos Saique Oliveira e Caren Mouzinho.

Durante a visita técnica, os alunos realizaram coleta para reprodução seminatural, com coleta de ovos por sifonagem nos tanques de manutenção dos reprodutores e para a reprodução artificial os óvulos foram coletados por extrusão, e sêmen sendo coletado por espermiação. Também foram realizados procedimento de fertilização dos ovos a seco, hidratação dos ovos a seco (fertilização úmida) e a liberação dos ovos nas incubadoras, com acompanhamento da embriogênese de espécies utilizadas na região.

Os alunos aplicaram seus conhecimentos com a realização de cálculos de fertilização dos ovos, eclosão das larvas e taxa de sobrevivência das pós larvas. Eles ainda puderam observar todo o desenvolvimento larval dos peixes através de lupa esteriomicroscópica e realizaram os registros das imagens visualizadas. Por fim, atividades como despesca, manutenção e limpeza de incubadora, utilização de oxímetro para verificar oxigênio e temperatura da água também foram realizadas.

Como atividade complementar, os discentes visitaram o Projeto Tamazon (Tartarugas da Amazônia) que realiza trabalhos de conscientização, manejo e proteção de quelônios da Amazônia. O viveiro protege, atualmente, mais de 150 mil quelônios.

De acordo com o professor Ellan Fernandes, “é muito importante que os alunos saiam da instituição com algum tipo de experiência prática e mais preparados para o mercado de trabalho em que serão inseridos. Nesta atividade, o objetivo principal foi ver na prática como acontece a reprodução de peixes. Este é um mercado muito especifico, e eles tiveram a oportunidade não só de acompanhar, mas de participar dos processos. Outro aspecto observado foi que os alunos que eles puderam ter a experiência de ter a responsabilidade por algum trabalho desde limpeza a coleta dos ovos, no aspecto de gerenciamento, durante essa aula prática”, argumentou o docente.

(Com informações e fotos do campus Cruzeiro do Sul)