Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Ifac realiza Semana do Pescado em Cruzeiro do Sul
Campus Cruzeiro do Sul

Ifac realiza Semana do Pescado em Cruzeiro do Sul

Estudantes e professores do curso de Recursos Pesqueiros promoveram diversas ações com o objetivo de incentivar na população o maior consumo dos produtos oriundos da pesca

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 12h35
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 12h37

Estudantes e professores do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Cruzeiro do Sul realizaram, entre os dias 8 e 12 de setembro, a II Semana de Recursos Pesqueiros junto com a 16° Semana do Pescado. O evento, promovido pela Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Recursos Pesqueiros, teve como objetivo incentivar o consumo, produção, comercialização e valorização das práticas de todos os tipos de pescado (peixes, moluscos e crustáceos).

A programação contou com panfletagem no centro da cidade e em escolas a fim de conscientizar a população sobre os benefícios do consumo do pescado, formas de escolher o melhor produto e diversos preparos. Os alunos e professores do curso de Recursos Pesqueiros visitaram o Colégio Militar Estadual Dom Pedro II e a Escola Governador Hugo Carneiro, além de promover a campanha no próprio campus do Ifac passando nas salas de aula e nos setores administrativos.

Para a coordenadora do curso técnico de Recursos Pesqueiros, Marcia Simões, a divulgação nas escolas é importante pois os estudantes são multiplicadores das informações passadas sobre como selecionar o pescado e as espécies mais comuns na região.

De acordo com o professor Carlos Henrique Marques, a ação também foi amplamente divulgada na mídia local com a participação de alunos e docentes do curso na Rádio Juruá FM e em reportagem da TV Acre que foi exibida no telejornal no dia 11 de setembro [Assista a reportagem clicando aqui].

Na reportagem, o professor Antony Evangelista explica que a média mundial de consumo de peixes é de 20 kg por pessoa ao ano e, no caso dos brasileiros, se come apenas 10 kg, muito abaixo da média mundial.

A Semana do Pescado foi encerrada na quinta-feira (12.09) com uma ação no Shopping Copacabana onde estudantes e professores do curso fizeram panfletagem e promoveram um momento de degustação de almôndegas de pirarucu.

Os servidores do campus Cruzeiro do Sul produziram um minidocumentário sobre o evento que pode ser assistido na página do facebook do projeto Com Ciência Ecológica.

O evento teve o apoio da Colônia de Pescadores Z-1 de Cruzeiro do Sul, Associação dos Vendedores de Pescado, Supermercado AS e Shopping Copacabana.