Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Organização dos Povos Indígenas realiza 3ª Conferência da Ayahuasca
Campus Cruzeiro do Sul

Organização dos Povos Indígenas realiza 3ª Conferência da Ayahuasca

Evento teve apoio do Ifac através dos núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas dos campi Cruzeiro do Sul e Tarauacá

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 09h17
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 09h18

Foto: Facebook Francisco Piyanko

Entre os dias 10 e 13 de outubro, ocorreu a 3º Conferência Indígena da Ayahuasca no município de Marechal Thaumaturgo, na Terra do Povo Ashaninka. O evento foi organizado pelo Instituto Yorenka Tasorentsi (IYT) e a Organização dos Povos Indígenas do Juruá (OPIRJ), com apoio do Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Fronteiras e organizações estrangeiras como Boa Foundation, Ayahuasca Portal, Chaikuni Institute e Temple of the Way of Light.

A conferência teve participação de aproximadamente 200 participantes, representantes dos Povos Puyanawa, Kuntanawa, Sawãdawa, Nukini, Shanenawa, Huni Kui, Yawanawa, Jaminawa-Arara. Ao todo, foram nove etnias com territórios localizados no Acre, além de representantes de diferentes etnias da Região Amazônica como, o Povo Tukano de São Gabriel da Cachoeira (AM), Povo Shipibo (Peru), dos povos Arhuaco e Tubú Hummurimasá (Colômbia). O evento também contou com a presença de pesquisadores, organizações não governamentais, representantes do Poder Judiciário e de organismos internacionais.

Desde 2017, a conferência é realizada nas terras indígenas com apoio do Ifac e outros órgãos, a partir da necessidade de um espaço para os indígenas debaterem sobre o uso da Ayahuasca dentro e fora de suas terras. Além disso, o evento busca o fortalecimento dos direitos dos povos originários, reafirmando o protagonismo indígena nas discussões de pautas de seu interesse.

Foto: Carlos Henrique Marques

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Cruzeiro do Sul, Rodrigo Teixeira que participa do evento desde 2017, a conferência tem possibilitado debates e intercâmbios, além de servir como um meio para facilitar a manutenção, controle, proteção e o desenvolvimento do patrimônio cultural, do conhecimento tradicional, das expressões culturais dos povos indígenas amazônicos que utilizam essa a medicina tradicional, conhecida mundialmente como Ayahuasca.

“A participação do Ifac, ao longo dos últimos três anos, tem sido de suma importância e ocorre através do apoio à organização do evento, bem como da sistematização das discussões das mesas e plenárias, relatoria oficial do evento e produção de documentos oficiais”, explicou.

Nesta edição, o Ifac participou com os servidores dos Neabi, Cristiane de Bortoli (Campus Tarauacá), Fabiano de Paiva, Carlos Henrique Marques e Rodrigo Teixeira da Silva (Campus Cruzeiro do Sul). Também participou a servidora, Joana Dias (Campus Baixada do Sol), do grupo “Azougue: ateliê de pesquisa e extensão em artes”.

Confira os documentos elaborados a partir das conferências:

Carta da 3ª Conferência Indígena

Carta da 2ª Conferência Indígena