Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Projeto do Ifac promove oficinas de educação ambiental em escolas na Serra do Divisor
Campus Cruzeiro do Sul

Com Ciência Ecológica” é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do campus Cruzeiro do Sul

• Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 16h27
  • Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h07

Desde março deste ano, o Instituto Federal do Acre (Ifac) vem realizando o projeto de educação ambiental “Com Ciência Ecológica” junto a escolas situadas na comunidade Pé de Serra, no Parque Nacional da Serra do Divisor. A iniciativa é de membros do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (GPEEADS), do campus Cruzeiro do Sul, mas também envolve alunos de cursos técnicos e superiores do Ifac.

“A ideia nasceu dentro do GPEEADS, que na época era liderado pela professora Adrielen, e na tentativa de dar continuidade ao trabalho de Educação Ambiental em Unidades de Conservação que iniciei na Reserva Biológica do Jaru, em Rondônia”, explicou o coordenador do projeto, Wesley de Souza.

Segundo o coordenador, a comunidade, formada por seringueiros, ribeirinhos e indígenas possui uma realidade parecida com a da maioria das que habitam o interior da Amazônia. “Nas situações mais adversas vivem sem água potável, coleta e tratamento de resíduos, atendimento à saúde, dentre vários outros direitos que todo cidadão deveria ter garantido. E mesmo com todo esse cenário, agem como guerreiros na conservação da nossa Amazônia”, comentou.

Diante dessa realidade, o projeto tem o objetivo principal de atuar na gestão da unidade de conservação com a proposição de ações em educação ambiental nas escolas localizadas na área interna e de entorno do Parque, considerado como o local de maior biodiversidade da Amazônia.

Ações do projeto

O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira foi a formação dos alunos bolsistas do Ifac na qual se trabalhou na projeção da ação por meio de leituras, rodas de conversa e oficinas para criação de materiais didáticos para educação ambiental e ainda, no estudo do contexto em que essas comunidades vivem.

A segunda etapa começou com um encontro com os professores da comunidade para discutir o projeto piloto, possibilitando a participação destes com sugestões de adaptações de acordo com a necessidade local.

Em seguida, foram realizadas rodas de conversas com alunos do ensino fundamental nas quais eles puderam apontar os principais problemas relacionados aos recursos hídricos, resíduos sólidos, saúde ambiental e conflitos quanto ao uso dos recursos do Parque. As situações-problemas tiveram como produto o histórico local contado pelos alunos, que foi encadernado com materiais das cartoneras.

Com isso, foram realizadas oficinas com os materiais produzidos pelos alunos do Ifac, permitindo à comunidade replicar essas ferramentas em demais locais da área do Parque. Também foram produzidas cartoneras, que são materiais de baixo custo onde os alunos podem realizar a encadernação com materiais reaproveitados, como base o papelão.

Os professores receberam apostilas temáticas encadernadas com papelão e costuradas com linha de crochê. Esse material oportuniza aos professores dar continuidade à discussão das temáticas abordadas nas ações, sendo elas: resíduos sólidos, desmatamento e queimadas, recursos hídricos e fauna e flora. Todas as atividades foram coordenadas pelos servidores Wesley de Souza, Ana Paula Cravo Obeltz e Elverenice Vieira.

O projeto, segundo o coordenador, terá continuidade no início de 2020 com a realização de oficinas de educação ambiental na porção Sul da região do Parque da Serra do Divisor, que abrange os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Com informações e fotos da equipe do projeto “Com Ciência Ecológica”