Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Campus Cruzeiro do Sul desenvolve projeto de extensão “Oficina Ética e Cidadã”
Campus Cruzeiro do Sul

Campus Cruzeiro do Sul desenvolve projeto de extensão “Oficina Ética e Cidadã”

Atividades foram realizadas com estudantes do Ifac e da Escola Estadual Craveiro Costa

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 14h27
  • Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 14h31

Com objetivo de ampliar as vivências e desenvolvimento de experiências voltadas para formação ética e cidadã de jovens da região do Juruá, o campus Cruzeiro do Sul desenvolveu o projeto de extensão “Oficina Ética e Cidadania: o papel do Ifac e sua responsabilidade na formação ética e cidadã de jovens na região do Juruá”, durante o segundo semestre de 2019.

As atividades, que envolveram docentes, técnicos administrativos e estudantes do campus Cruzeiro do Sul, foram desenvolvidas na Escola Estadual Craveiro Costa. Em meio a exposições, discussões temáticas e oficinas foram abordados temas, como: juventude, construção da realidade, questão de gênero, corpo e sexualidade, relação social, vida digital, vulnerabilidade, cidadania, política, além de questões envolvendo aprendizagem e desenvolvimento.

Coordenado pelo docente de Filosofia, Pedro Gonçalves Mota, o projeto ainda proporcionou o desenvolvimento de atividades lúdicas, como a produção de cartazes, paródias, dramatizações, desenhos e músicas.

Conforme projeto proposto pelo docente, a ideia de desenvolver as oficinas surgiu a partir da prática docente com as disciplinas de Filosofia e Ética Profissional, ministradas no curso técnico em Agropecuária. Além disso, através das atividades, foi possível ampliar as discussões envolvendo a formação ética, cidadania e os direitos fundamentais na formação dos jovens da região do Vale do Juruá.

“As discussões sobre ética, moral e cidadania nas aulas possibilitaram ouvir depoimentos acerca da participação, do envolvimento e também das dificuldades que encontramos de inserir no universo de atividades e ações éticas e cidadãs desenvolvidas pelas políticas públicas voltadas para os jovens”, justificou Pedro Mota.

Clique aqui e veja mais fotos do projeto Oficina Ética e Cidadania

Ainda de acordo com o docente, além de ser um projeto de extensão, as atividades desenvolvidas também englobaram as áreas de ensino e pesquisa. Segundo ele, por ter sido aplicado em espaços de aprendizagem, as oficinas e demais ações contribuíram para que o projeto estivesse interligado ao ensino.

Para a área da pesquisa, Pedro Mota também ressaltou a importância do projeto no que se diz respeito à construção de conceitos e contextos que poderão analisados dentro do crivo acadêmicos para posterior aprofundamento e publicações.