Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Ifac realiza 3º Jogos da Integração em Cruzeiro do Sul
Campus Cruzeiro do Sul

Ifac realiza 3º Jogos da Integração em Cruzeiro do Sul

Competições aconteceram entre os meses de outubro de dezembro e contaram com mais de 100 participantes

• Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 14h30
  • Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 14h40

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, entre os meses de outubro de dezembro a terceira edição dos Jogos da Integração, no campus Cruzeiro do Sul. A competição, que contou com mais de 110 participantes, faz parte dos projetos de extensão institucionalizados no Ifac.

As disputas, que aconteceram no Ginásio Poliesportivo do campus Cruzeiro do Sul, contaram com a participação de 12 equipes nas modalidades de handebol masculino e feminino, e ainda futsal masculino. Além dos estudantes do Ifac, também participaram alunos de escolas estaduais da região e do campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Veja aqui mais fotos

Conforme explica um dos coordenadores do projeto, professor Carpergiani Maia Costa, o objetivo principal do evento foi o de proporcionar atividades esportivas para os adolescentes e jovens da região do Vale do Juruá, como também divulgar as ações desenvolvidas no campus Cruzeiro do Sul. Ainda de acordo com o docente, através dos jogos, foi possível apresentar o Ifac à sociedade e ampliar as possibilidades para que jovens e adultos passem a fazer parte da instituição, através da realização dos cursos existente no campus.

“A violência em nosso estado aumenta a cada dia e, como desportista, tenho me empenhado em realizar ações para que nossos adolescentes e jovens se mantenham ocupados com atividades que contribuam para sua formação integral. Estudos confirmam que a prática de esporte é um dos melhores instrumentos de inclusão social e também contribui para um melhor desempenho acadêmico dos estudantes. Desde 2006 contribuo com a formação dos adolescentes e jovens de Cruzeiro do Sul, através do ensinamento do esporte. Mesmo, enfrentando muita discriminação da sociedade, até hoje temos mantido nosso trabalho, pois a nossa juventude está muito vulnerável, e precisa do nosso apoio”, destacou Carpergiani Costa.

A atleta Sandra Simão Barbosa, que é estudante do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Acre, também participou da competição e destacou a importância da atividade. “Agradece, primeiramente, o convite para participar da competição de handebol feminino e estou muito feliz. Além de termos sido campeãs, torço para que novos eventos como esse possam ser realizados nos próximos anos”.

O Jogos da Integração é realizado em Cruzeiro do Sul desde o ano de 2017 e este ano contou com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão, através de editais de fomento à realização de eventos extensionistas.

Veja abaixo o quadro de vencedores do 3º Jogos da Integração:

• Handebol Masculino Sub 17

1º lugar: Escola Francisco Braga de Souza (Rodrigues Alves)

2º lugar: Ifac (Cruzeiro do Sul)

3º lugar: Colégio Militar Dom Pedro II (Cruzeiro do Sul)

• Handebol Feminino

1ª lugar: Ufac (Cruzeiro do Sul)

2º lugar: Escola Professor Flodoardo Cabral – Hand Futuro (Cruzeiro do Sul)

3º lugar: Ifac (Cruzeiro do Sul)

• Futsal Masculino Sub 17

1º lugar: Escola Professor Flodoardo Cabral (Cruzeiro do Sul)

• Handebol Masculino Adulto