Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Estudantes e servidores do Ifac têm trabalhos premiados durante o V Cobeai
Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes e servidores do Ifac têm trabalhos premiados durante o V Cobeai

O evento aconteceu em Aracaju, entre os dias 06 e 08 de dezembro, na Universidade Federal de Sergipe

• Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 08h33
  • Última atualização em Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 09h36

Estudantes e servidores do campus Cruzeiro do Sul, do Instituto Federal do Acre (Ifac), tiveram trabalhos premiados durante o V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (V Cobeai). Dos 15 trabalhos apresentados, cinco foram premiados com menção honrosa. O evento, que foi realizado entre os dias 06 e 08 de agosto, aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju.

Conforme explica a docente Marluce Pereira Oliveira, que também integrou a comitiva do Ifac no V Cobeai, a maioria dos participantes integra o Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (GPEEADS), que vem atuando desde o ano de 2017 na instituição.

“No total, foram apresentados 15 trabalhos, divididos entre apresentações orais e pôsteres. Destes, cinco foram premiados com menção de honra. A maioria dos trabalhos consistia das experiências e atividades de pesquisa e extensão realizadas no decorrer do ano de 2019, como resultado do Programa Com Ciência Ecológica: A educação ambiental na Amazônia. Os outros projetos apresentados envolviam temáticas discutidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso e experiências de práticas educacionais”, destacou a docente.

Além de Marluce Oliveira, também participaram do evento os professores José Marlo Araújo de Azevedo e Raphaela Bonfim de Oliveira Bomfim de Oliveira, como também oito discentes: Ana Caroline Silva Santiago, Cleisson Lima de Brito, Jeissa Raiane Gois Melo, Júlia Adriângela Ferreira do Nascimento, Melissa de Menezes Dantas, Moisés Parreiras Pereira, Vanúzia Damasceno e Vitória de Almeida Silva.

Para a estudante Vitória Almeida, a participação no V Cobeai foi de grande aprendizado. “A participação em palestras e oficinas que nos inseriam no meio do qual somos todos transformadores e multiplicadores foi muito gratificante. Nesse período recebemos essa dádiva, que é adquirir conhecimento sobre nossa área de formação. Além disso, muitos conseguiram encontrar o desejo de seguir em uma área, sendo o Congresso um estopim para essa atitude”, ressaltou.

Ainda de acordo com Vitória Almeida, o evento proporcionou a oportunidade de também repassar conhecimento. “Além da nossa participação, também nos foi proporcionado a oportunidade de transmitir o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos na nossa instituição, através da apresentação de nossos trabalhos, sejam eles em banner ou oral. Vamos levar conosco a experiência de toda essa vivência e o sentimento de gratidão só aumenta”.

Conforme explica a docente Raphaela Bomfim de Oliveira, a participação no V Cobeai “foi uma ótima experiência marcada por troca de saberes e construção de novos conhecimentos sobre os caminhos da Educação Ambiental no Brasil. Os alunos foram ótimos em suas apresentações e bastante elogiados. Afirmo que tudo isso só foi possível graças ao trabalho coletivo realizado pelo GPEEADS e pelo suporte oferecido pela gestão do campus Cruzeiro do Sul, que tem apoiado os projetos do grupo e não mediu esforços para viabilizar a viagem ao congresso”.

Veja abaixo os cinco trabalhos do Ifac premiados com menção honrosa:

• ANÁLISE DO POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR
    Autores (as): Marluce Pereira Oliveira, Raphaela Bomfim De Oliveira

• CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS PERSPECTIVAS DE MINERAÇÃO NO EXTREMO OESTE AMAZÔNICO E A RIQUEZA DE FMAS
    Autores (as): Raphaela Bomfim De Oliveira, Isabelle Cristina Lima Silva, José MarloAraujoDe Azevedo, Adrielen Moraes Corti, Wesley De Souza, Caren Daiane Mouzinho Guimarães

• GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: UMA POSSIBILIDADE PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
    Autores (as): Jeissa Raiane Gois Melo, Francisca Georgiana Martins Do Nascimento, Wesley De Souza

• METODOLOGIAS DE SINALIZAÇÃO DE TRILHAS ECOLÓGICAS
    Autores (as):  Raissa Gomes Coelho, Marluce Pereira Oliveira, Adrielen Moraes Corti

• TRILHAS ECOLÓGICAS E ECOTURISMO NA CONSTRUÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS INVISÍVEIS NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
    Autores (as): José Marlo Araújo De , de autoria de Azevedo, Allana Mirella De Oliveira Costa, Rosangela Silva De Lima, Raphaela Bomfim De Oliveira, Marluce Pereira Oliveira, Hellen Sandra Freires Da Silva

(Texto e fotos: Marluce Pereira Oliveira/Campus Cruzeiro do Sul)