Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cruzeiro do Sul > Ifac participa da 17ª Semana do Pescado com ações de conscientização
Campus Cruzeiro do Sul

Ifac participa da 17ª Semana do Pescado com ações de conscientização

Atividades de divulgação estão sendo realizadas por estudantes e docentes dos campi Avançado Baixada do Sol e Cruzeiro do Sul

• Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 08h17
  • Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h04

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio dos estudantes e docentes dos campi Avançado Baixada do Sol e Cruzeiro do Sul, está desenvolvendo ações de conscientização para a 17ª Semana do Pescado. As atividades estão sendo realizadas pelas redes sociais e em parceria com a imprensa local.

A Semana do Pescado, que anteriormente se chamava Semana do Peixe, é desenvolvida em diversas cidades do país e tem como objetivo aumentar a comercialização de todos os tipos de pescado (peixes, moluscos, crustáceos, por exemplo) pelos pescadores e criadores, nas feiras, mercados ou supermercados. A ação nacional segue até o dia 15 de setembro.

No Ifac, conforme explica o professor do campus Cruzeiro do Sul, Carlos Henrique Profírio Marques, os estudantes e docentes dos cursos técnicos em Recursos Pesqueiros têm ampliado a divulgação sobre as diversas formas de consumo de pescado, como também a importância da área para a população.

Clique aqui e acompanhe mais informações pelo perfil no Instagram, do curso de Recursos Pesqueiros, do campus Cruzeiro do Sul

“Devido à pandemia pelo novo coronavírus, a principal época de comercialização de peixe, o período da Semana Santa, acabou sendo prejudicada. Por esse motivo, a Semana do Pescado tem reforçado a importância para o consumo durante outro período do ano. Além disso, devido à necessidade de distanciamento e isolamento social, os docentes e estudantes dos cursos técnicos em Recursos Pesqueiros, dos campi Baixada do Sol e Cruzeiro do Sul, estão desenvolvendo ações de conscientização ao longo da 17º Semana do Pescado. Por meio de atividades remotas, temos incentivado o consumo e reforçado a importância do pescado através das redes sociais e imprensa”, explicou Carlos Profírio.

Ainda de acordo com o docente, a Semana do Pescado também tem contribuído para o aumento de parcerias entre os envolvidos nos setores pesqueiro e aquícola, incentivado o consumo de peixes, moluscos e crustáceos, por exemplo, em outras épocas do ano, como também auxiliado no aumento da comercialização, e disseminados informação sobre temáticas relacionadas à compre e consumo de pescado.

Em Cruzeiro do Sul, os vendedores de pescado do Mercado Municipal do Peixe estão realizando entregas de todos os tipos de peixes. Além de uma página no Facebook, o estabelecimento também possui um grupo no WhatsApp, onde são divulgadas as novidades e os preços. A comunidade também pode realizar a compra de pescado no local, porém a recomendação é que sejam, preferencialmente, feitas encomendas para que os produtos possam ser entregues em casa.

Para solicitar informações do grupo no WhatsApp do Mercado Municipal do Peixe ou fazer o pedido do seu peixe basta encaminhar mensagem ou ligar para os contatos: (68) 9 9939-4025 - Chicor; (68) 9 9981-3511- Valdecir; (68) 9 9974-0350 - Eudes; e (68) 9 9923-9629 - Zé Lindo.

Clique nas imagens para aumentar e leia mais informações sobre o consumo de pescado: