Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sena Madureira > Ifac realiza Seminário do Pibid em Sena Madureira
Campus Sena Madureira

Ifac realiza Seminário do Pibid em Sena Madureira

“A sustentabilidade do Pibid: Expectativas para uma formação contínua”, é tema do evento realizado pela Coordenação do Programa na unidade

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 09h07
  • Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 13h08

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizará o seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no dia 22 de março. Com o tema “A sustentabilidade do Pibid: Expectativas para uma formação contínua”, o evento é uma realização do curso de Licenciatura em Física através do Subprojeto Pibid/Ifac Campus Sena Madureira. O seminário terá início às 13h00 e é aberto à comunidade. Inscrições poderão ser feitas acessando o link: https://www.even3.com.br/seminariopibidsena .

A atividade tem como objetivo apresentar à sociedade as contribuições do Subprojeto Pibid/Ifac Campus Sena Madureira, através das atividades dos bolsistas de iniciação à docência nas escolas públicas parceiras do Programa no município. As ações são orientadas pelos coordenadores de área e acompanhadas pelos supervisores. No campus Sena Madureira, o Pibid é coordenado pelo docente Fábio Soares Pereira.

O seminário é uma realização da equipe do Pibid no Ifac, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Pró-Reitoria de Ensino do Ifac e da Secretaria de Educação do Estado do Acre.

Inscreva-se!

Programação

A abertura do seminário será na quinta-feira, dia 22, às 13h15, com apresentação da Coordenação Institucional e Coordenação do Subprojeto do Pibid no Ifac e da Direção Geral do campus Sena Madureira. Em seguida, a programação seguirá, durante a tarde, com as salas temáticas com apresentação dos projetos dos bolsistas do Pibid no campus Sena Madureira. Logo após, o público poderá conferir uma apresentação cultural do docente Jânio Teixeira e alunos. No período da tarde, das 14h00 às 20h00 também haverá sessões do Planetário Móvel do Ifac.

Veja a programação completa aqui

A partir das 19h00, ocorrerá uma mesa redonda mediada pelo coordenador do Pibid no campus Sena Madureira, Fábio Soares Pereira, com o supervisor do Subprojeto Pibid, Massileudo Mendes Teixeira e a professora Alcilene Balica Monteiro. Das 20h00 às 21h00 haverá a Mostra de Experimentos, onde serão expostos trabalhos dos bolsistas como, Reostato caseiro, Caldeira Termomecânica, Braço Hidráulico, Holograma 3D, Gerador de Van de Graaff, Projetor caseiro, Associação de lâmpadas em série e paralelo e Motor elétrico caseiro.

Por último, às 21h00, haverá a palestra de encerramento com o tema: “Os horizontes do Pibid: A continuidade dos programas institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre”. A exposição será da coordenadora Institucional do Pibid no Ifac, Maria Ana da Silva Morais Lima.

Sobre o programa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), associado aos cursos de licenciatura, visa elevar a qualidade da formação inicial dos professores a partir da inserção antecipada dos futuros professores no contexto do trabalho. “Neste cenário formativo percebemos a possibilidade de caracterizar como se configura a interação entre estudantes de licenciatura e professores da escola básica (supervisores). O processo comunicativo entre licenciandos e supervisores possibilita a socialização de saberes ligados ao trabalho docente”, afirma o coordenador Fábio Pereira.