Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sena Madureira > Campus Sena Madureira reúne a comunidade para o I Seminário do Pibid
Campus Sena Madureira

Campus Sena Madureira reúne a comunidade para o I Seminário do Pibid

Evento ocorreu no dia 22 de março e teve a participação de acadêmicos e professores do Ifac, além de estudantes e docentes de escolas do município, atraindo um público de mais de 400 alunos

• Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 10h53
  • Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 15h33

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou o I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Física do campus Sena Madureira. O evento teve a participação de acadêmicos e professores do curso, além de estudantes e docentes das escolas Dom Júlio Matiolli e Raimundo Hermínio de Melo, atraindo um público de mais de 400 alunos. O seminário ocorreu no dia 22 de março.

Com o tema “A sustentabilidade do Pibid: Expectativas para uma formação contínua”, a atividade teve como objetivo apresentar à sociedade as contribuições do Subprojeto Pibid/Ifac Campus Sena Madureira, através das atividades dos bolsistas de iniciação à docência nas escolas parceiras do Programa no município.

O seminário teve início às 13h00 com o credenciamento dos participantes seguida da abertura oficial. A programação do evento continuou com salas temáticas com apresentação dos projetos dos bolsistas do Pibid no campus Sena Madureira, oficinas, experimentos de física e sessões do planetário móvel. A tarde foi encerrada com um happy hour e apresentação cultural.

À noite, foi realizada a mesa redonda com o tema “O Ensino de Física no Pibid: Uma ponte entre a licenciatura em Física e a escola”. Em seguida, houve a Mostra de Astronomia: Observando a Lua Nova, Mostra de Experimentos e por fim, a palestra com o tema “Os horizontes do Pibid: A continuidade dos programas institucionais no Ifac”.

A vivência na sala de aula é uma das experiências proporcionadas pelo programa, como contou o acadêmico do Curso de Licenciatura em Física, Elusano André da Silva. “Sinto uma satisfação muito grande em falar do Pibid, pois ele trouxe uma oportunidade única na minha vida acadêmica por me mostrar a realidade de uma sala de aula, onde quando me formar poderei estar atuando. O Pibid trouxe aquela ‘quebra de gelo’ que nós tínhamos com relação ao estágio, que as vezes sentimos muito medo de estar em uma sala de aula e aos poucos com o Pibid esse medo vai acabando e você vai se inserindo nesse contexto. O evento realizado foi show! Imaginamos a correria que seria, mas graças a Deus deu tudo certo! Avaliamos o evento de uma forma positiva”.

Para o coordenador do Subprojeto Pibid do campus Sena Madureira, Fábio Soares Pereira, o seminário superou as expectativas. “O evento do Pibid foi um evento histórico para o campus Sena Madureira. Foi fundamental para o ensino aprendizagem dos alunos, foi fundamental também porque integrou não só os alunos do curso de Licenciatura em Física como também da Zootecnia, dos cursos Integrados e também incluindo todo o corpo de servidores. O objetivo foi alcançado perfeitamente, foi além do que esperávamos, foi um sucesso!”, avaliou.

A diretora Geral do campus Sena Madureira, Italva Miranda da Silva ressaltou a importância do seminário. “Acredito que esse evento foi de fundamental importância para todos os envolvidos, foi um evento onde puderam comparecer pessoas de todas as idades para prestigiar, isso é muito bom! Que esse seja realmente um novo começo para o campus Sena Madureira e também para o projeto Pibid”, afirmou.

A coordenadora Institucional do Pibid no Ifac, Maria Ana da Silva Morais Lima, destacou a dedicação dos alunos bolsistas na organização do seminário no campus Sena Madureira. “O evento do Pibid era sonhado desde a sua implantação, foram quatro anos de espera até agora, então foi um momento ímpar para o campus Sena Madureira, pois só faltava o nosso Campi para realizar esse Seminário, assim fechamos com chave de ouro o programa dentro do Ifac. Lembrando que os bolsistas não estavam recendo, pois as bolsas foram fechadas no mês de fevereiro e mesmo assim houve disposição por parte dos mesmo em organizar esse evento e fazê-lo acontecer. Eu creio que o objetivo foi alcançado sim. Estão todos de Parabéns!”