Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sena Madureira > Campus Sena Madureira certifica 28 alunos no Curso Básico de Libras
Campus Sena Madureira

Campus Sena Madureira certifica 28 alunos no Curso Básico de Libras

Cerimônia ocorreu no auditório da unidade, no dia 29 de outubro. Ação é fruto de um projeto de extensão

• Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 13h02
  • Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 13h03

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Sena Madureira realizou a certificação de 28 alunos do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia ocorreu no auditório da unidade, no dia 29 de outubro. Fizeram parte da turma servidores, alunos e pessoas da comunidade.

O evento teve início às 15h30 com pronunciamento da diretora geral do campus Sena Madureira, Italva Miranda, do coordenador do Curso Básico de Libras, Ruan Carvalho, da presidente da Associação dos Tradutores e Intérpretes de Libras do Acre, Cristiane Nogueira e, por fim, do presidente da Associação dos Surdos do Acre, Adriano Pinto.

Logo após as falas houve a apresentação das músicas “Trem bala” e “Flor e o beija-flor” pelos corais dos alunos do curso. O coordenador e intérprete, Ruan Carvalho também apresentou uma canção na língua de sinais. A professora Ana Claudia declamou uma poesia em libras. Para encerrar, foram entregues os certificados para a turma de 28 alunos.

Para o coordenador do curso, o sentimento é de dever cumprido. “Muita gratidão a todos que ajudaram nesse processo para isso fosse possível. Esse curso é de fundamental importância para toda a comunidade, principalmente para a comunidade surda que se sente acolhida quando encontra alguém que sabe e que pode interagir na sua língua. Me sinto muito feliz porque eles vem me contar quando encontram um surdo na rua e conseguem se comunicar. Mesmo sendo um curso básico, os alunos já saem com conhecimentos para uma boa comunicação. Com o sucesso desse curso já temos planos para abrir uma nova turma no ano que vem. Além disso, os alunos já estão ficando famosos e sendo convidados para apresentações em eventos na cidade!”, disse Ruan.

Para a diretora geral do campus, Italva Miranda, o aprendizado foi além da sua expectativa. “Fiquei muito feliz com os resultados, a apresentação dos alunos no encerramento foi emocionante, reunindo música popular, tradução coletiva e individual em libras... Agradeço ao Ruan pela disponibilidade de ajudar a contribuir com o campus e a todos os envolvidos pela iniciativa e conclusão com êxito. Parabenizo todos os alunos. O Ifac está sempre de portas abertas para recebê-los”, garantiu.

O Curso Básico de Libras é um projeto de extensão no edital 01/2018 da Pró-Reitoria de Extensão do Ifac com o objetivo de capacitar os alunos na língua brasileira de sinais, agregando conhecimentos teóricos e práticos, com vistas a desenvolverem suas habilidades comunicativas com a comunidade surda de Sena Madureira, do Acre e de todo o Brasil, podendo, assim, ampliar o currículo dos alunos para o mercado de trabalho.

(Com informações do campus Sena Madureira)