Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sena Madureira > Campus Sena Madureira certifica segunda turma de curso básico de Libras
Campus Sena Madureira

Campus Sena Madureira certifica segunda turma de curso básico de Libras

Cerimônia ocorreu no auditório da unidade, no dia 18 de junho. Fizeram parte da turma servidores, alunos e pessoas da comunidade

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h57
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h59

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Sena Madureira realizou a certificação de 34 alunos do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia ocorreu no auditório da unidade, no dia 18 de junho. Esta é a segunda turma certificada no curso que é um projeto de extensão. Fizeram parte da turma servidores, alunos e pessoas da comunidade.

O evento teve início às 15h30 com pronunciamento dos componentes da mesa diretiva. Logo após as falas foram apresentadas as canções “Ele continua sendo bom” e “Ouvi dizer” pelos alunos do curso e pelo coordenador, Ruan Carvalho. Finalizando o evento, foram entregues os certificados para a turma.

Para o coordenador do curso, o sentimento é mais uma vez de dever cumprido. “A cada curso uma nova experiência, mas a gratidão continua, a tudo e todos que têm apoiado esse projeto. Fico extremamente feliz quando vejo na conclusão, pessoas que não sabiam nada de Libras saírem com a possibilidade de comunicação com a comunidade surda. Isso é realmente gratificante, saber que a população de Sena Madureira tem despertado, tem procurado o curso, que ele aos poucos tem se tornado referência local”, comemorou.

A presidente da Associação de Intérprete de Libras do Acre, Cristiane Nogueira destacou a importância do curso como uma ação que promove a inclusão das pessoas surdas. “É sempre importante o fomento de atividades relacionadas a área da educação de surdos. A nossa associação procura sempre apoiar e ser parceira de instituições que promovem possibilidades de comunicação com a pessoa surda. Espero que em 2020 possamos formar a primeira turma de intérpretes de Libras em Sena Madureira e futuramente de instrutores surdos. Assim conseguimos alcançar cada vez mais uma sociedade inclusiva com igualdade de oportunidades a todos.”

De acordo com a professora de Libras, Ana Claúdia Campos, a promoção de Cursos Continuados de Libras foi pensada com o objetivo de assegurar aos surdos de Sena Madureira os seus direitos Linguísticos sobre o uso e difusão de sua língua materna. “Portanto, é com grande entusiasmo, satisfação e sensação de dever cumprido que concluímos mais um curso básico”, compartilhou.

Para a diretora geral do campus, Italva Miranda, o interesse da comunidade pelo curso demonstra não apenas a necessidade, mas o reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo intérprete de Libras Ruan Carvalho e pela professora Ana Claúdia. “O campus Sena Madureira sente-se gratificado em poder contribuir com a formação e aprimoramento profissional de nossa comunidade. O curso está na segunda turma e desde que começamos a ofertar em 2018, a procura tem se intensificado cada vez mais”, garantiu.

Segundo o coordenador do projeto, em breve serão abertas novas turmas para cursos no nível básico e também intermediário e avançado.

Sobre o curso

O Curso Básico de Libras é um projeto de extensão no edital 01/2019 da Pró-Reitoria de Extensão do Ifac com o objetivo de capacitar os alunos na língua brasileira de sinais, com vistas a desenvolverem suas habilidades comunicativas com a comunidade surda de Sena Madureira, do Acre e de todo o Brasil, podendo, assim, ampliar o currículo dos alunos para o mercado de trabalho.

Com informações do campus Sena Madureira

Campus Sena Madureira certifica 28 alunos no Curso Básico de Libras