Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sena Madureira > Workshop de Guitarra reúne músicos no campus Sena Madureira
Campus Sena Madureira

Workshop de Guitarra reúne músicos no campus Sena Madureira

Projeto de extensão é desenvolvido pelo professor Janio Carlos Ramos Teixeira, do campus Sena Madureira

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h18
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h22

Com objetivo de incentivar e identificar novos talentos na arte de tocar guitarra, o Instituto Federal do Acre (Ifac), através do projeto de extensão desenvolvido pelo professor Janio Carlos Ramos Teixeira, do campus Sena Madureira, realizou o Workshop de Guitarra. O evento, que aconteceu no auditório da unidade, reuniu profissionais e aprendizes do instrumento.

De acordo com Janio Teixeira, a ideia de reunir profissionais e futuros guitarristas, surgiu durante as atividades do grupo de músicos.

Clique aqui e veja mais fotos do Workshop de Guitarra

“O projeto teve início em março, quando iniciamos a catalogação de guitarristas na cidade de Sena Madureira. Em seguida, formamos um grupo de WhatsApp, onde conversávamos sobre a inclusão de novos membros, como por exemplo, os músicos Charles, Nik Kojanski e o Luthier Rafael. Nesse sentido, após essas discussões, buscamos apoio da prefeitura de Sena Madureira para a área técnica do equipamento de som. Em seguida, foi realizada divulgação nas rádios locais e plataformas sociais, como Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp. Nesse sentido, organizamos os preparativos com base nas discussões que tivemos e conseguimos realizar a atividade no último dia 13 de setembro”, destacou Janio Teixeira.

Ainda de acordo com o professor, além de incentivar novos guitarristas, o projeto também buscou ampliar valores quanto as informações sobre a arte de tocar guitarra, assim como também orientar os participantes sobre formas de execução, escolha de repertório, estudo sobre técnicas e equipamentos, englobando o desenvolvimento de atividades musicais referentes ao instrumento, para que eles pudessem realizar apresentações na cidade de Sena Madureira e outros espaços.

Dentre os apoiadores e parceiros do projeto, estão: Deimisson Gomes da Silva, Raimundo Gouveia da Silva, Laércio Tamburine Lara, José Gabriel de Souza Melo, Sôlano Anute Furtado, Ricardo Paula Ribeiro de Castro, Estevão Gomes Santiago, Rutinely Tamborine de Oliveira, Joeliton Santos Pereira, Charles Félix Oliveira, Edmilson Ferreira (Nik Kojanski) e Rafael Silva Silva.

“O sentimento é de gratidão, aos participantes, convidados e parceiros, pois sem esses atores não conseguiríamos fazer nada. Friso a importância das parcerias, destacando o incentivo para os pais com relação aos seus filhos, pois além de dar um celular, dê-lhe um instrumento musical. O envolvimento com as artes é algo que salva vidas em tempos de tanta violência”, ressaltou o professor Jânio Teixeira.

Ainda de acordo com Jânio Teixeira, o projeto conseguiu promover o desenvolvimento das habilidades básicas e técnicas para o exercício da função de músico, de acordo com as discussões e demais execuções das músicas selecionadas. “Também conseguimos valorizar os diversos estilos musicais com o foco na arte de tocar guitarra, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, as veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade”.

“Foi o primeiro workshop que participei e estou muito grato ao professor Jânio, que foi o idealizador do evento, e também aos demais participantes e guitarristas que dividiram palco comigo. Espero participar dos próximos que vão ocorrer. Foi uma ótima experiência”, afirmou Gabriel Melo.

Diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade da Proex, Márcio Bonfim Santiago, ressaltou a importância do envolvimento dos servidores para com a realização de projetos voltados à sociedade.

“Participar de eventos como o Workshop de Guitarra é bastante satisfatório. Vendo todo o esforço do professor Janio Teixeira, temos a certeza que a extensão precisa seguir e a Pró-Reitoria de Extensão precisa estar cada vez mais próxima do campus, dando o suporte necessário para que eventos como este se repitam e reflitam positivamente na esfera da sociedade”, destacou Márcio Bonfim.