Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sena Madureira > II Semana de Física do campus Sena Madureira destaca a formação de professores
Campus Sena Madureira

II Semana de Física do campus Sena Madureira destaca a formação de professores

Evento realizado nos dias 13 e 14 de novembro contou com palestras, mesas redondas, mostras, apresentação de pôsteres e experimentos

• Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 09h19
  • Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 09h21

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Sena Madureira realizou, nos dias 13 e 14 de novembro, a II Semana Acadêmica de Física com a participação de estudantes do Ifac e da rede pública de ensino, professores e comunidade. A programação do evento, que teve como tema a formação de professores para o ensino de física, contou com palestras, mesas redondas, mostras, apresentação de pôsteres e experimentos.

A semana foi realizada pela Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Física, acadêmicos e servidores do campus Sena Madureira, com apoio da Universidade Federal do Acre e da Secretaria de Educação do Estado do Acre.

“A semana acadêmica teve um viés informativo e formativo para os alunos do curso de licenciatura em física. Além de trazer informações sobre o mercado de trabalho na área e aspectos essenciais do ENADE, ela também promoveu o compartilhamento de didáticas atuais, abordando temas ainda complexos para professores em formação. Como por exemplo a inclusão de alunos com deficiência e o papel do professor frente as demandas da sociedade”, explicou o estudante do 7º período, Abraão França.

O acadêmico, que participou da organização do evento, acrescentou falando da contribuição do debate para o currículo dos alunos do Ifac e da oportunidade de socialização das pesquisas e experiências. “Os alunos do curso de Licenciatura em Física tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas que envolvem o cotidiano do professor, como educação inclusiva e propostas didáticas que promovem o aprendizado participativo. Nas rodas de conversa pudemos conhecer a nova BNCC, a crescente demanda por professores de Física no Brasil, as produções acadêmicas de nossos colegas e suas publicações em eventos regionais e nacionais. Foi um evento marcante onde o engajamento dos alunos e coordenação fizeram a diferença.”

O professor Raimundo Gouveia destacou o envolvimento dos próprios estudantes na organização da II Semana Acadêmica de Física do campus Sena Madureira. “O evento foi de grande valia para o crescimento profissional dos acadêmicos, pois discutimos e analisamos os saberes necessários para o exercício da docência no século XXI. Além disso, o evento foi desenvolvido com o envolvimento de todos os acadêmicos, tornando-se o diferencial para o sucesso”, avaliou.

Com informações e fotos do campus Sena Madureira