Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Bibliotecas do Ifac podem ser utilizadas por servidores, estudantes e comunidade
Ensino

Resolução 164/2013 prevê normas de funcionamento e uso para as seis bibliotecas do Instituto Federal do Acre

• Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 13h25
  • Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2018, 17h21

Com mais de 27,4 mil obras, o Instituto Federal do Acre (Ifac) conta atualmente com seis bibliotecas. Os espaços, que estão localizados nos campi Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, possuem livros, revistas, monografias, DVDs e materiais diversos em Braile.

As seis unidades, que contam com estrutura para estudo e computadores com acesso à internet, estão disponíveis para serem utilizadas por docentes, técnicos administrativos, estudantes e também a comunidade.

Funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno, como também em sábados letivos, as bibliotecas do Ifac estão diretamente ligadas à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Coordenação Geral de Bibliotecas (Cogeb).

Para atuar na administração, coordenação de serviços e organização de materiais destes espaços, o Ifac conta com bibliotecários e auxiliares de biblioteca, que também auxiliam no atendimento aos estudantes, servidores e comunidade usuária dos serviços.

“Atualmente, o Ifac conta com uma resolução que prevê todas as normas de funcionamento e uso das bibliotecas. Este documento contribui para uma melhor utilização dos espaços e também dos materiais disponíveis nestes locais”, ressalta Vivianny de Melo Guarena, responsável pela Cogeb.

Em vigor desde setembro de 2013 e aprovada pelo Conselho Superior do Ifac, a Resolução 164, conta com 44 artigos que tratam desde o horário de funcionamento dos espaços, empréstimo de materiais, organização das unidades, e até mesmo de orientações sobre o uso das salas de estudo e pesquisas digitais.

Acesse aqui a Resolução 164/2013

Orientações

De acordo com a normativa, o empréstimo de materiais pode ser realizado, atualmente, apenas por estudantes regularmente matriculados no Ifac e servidores que estejam cadastrados nas bibliotecas.

Os alunos podem realizar o empréstimo de até três obras durante o período de sete dias. Já os docentes tem a possibilidade de emprestar até cinco obras durante 15 dias. Assim como os estudantes, os técnicos administrativos também podem realizar o empréstimo de até três livros, porém durante o período de 10 dias.

Conforme explica Vivianny Guarena, é importante que a devolução dos materiais aconteça no prazo. Pois, caso isso não aconteça, a resolução prevê penalidades aos usuários.

Segundo ela, o usuário em atraso com a biblioteca ficará suspenso de fazer novos empréstimos. Ou seja, para cada dia de atraso na devolução de um material, o estudante e/ou servidor ficará suspenso por dois dias para emprestar uma nova obra. Além disso, os itens perdidos e/ou extraviados deverão ser repostos à biblioteca.

“Além das orientações referentes a quantidade de obras a serem emprestadas, público que pode utilizar os espaços das bibliotecas e prazo em relação a devolução dos materiais, a resolução ainda prevê outras normativas. É muito importante que todos conheçam este documento para que o funcionamento e uso dos espaços se mantenham sempre em boa qualidade”, destacou a coordenadora.

Acervo digital

Atualmente o Ifac conta com quatro bibliotecas digitais, em que estão disponibilizados diversos livros, revistas e estudos científicos. Os materiais são gratuitos e podem ser acessados através do site do Ifac. Dentre as plataformas disponíveis estão: ABNT Coleção, EBrary, Periódicos Capes e ProQuest.

Veja abaixo os links das bibliotecas virtuais do Ifac:

ABNT Coleção: https://www.abntcolecao.com.br/default.aspx

EBrary: https://ebookcentral.proquest.com/lib/ifac-ebooks