Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Abertas inscrições para bolsas de iniciação à docência

Abertas inscrições para bolsas de iniciação à docência

Vagas são para estudantes de licenciatura nos campi de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri

• Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 06h43
  • Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 11h48

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), dos cursos superiores de licenciatura nos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri, já podem se inscrever para concorrer às bolsas do Programa de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Acesse o edital e se inscreva

Ao todo, o Ifac está ofertando 96 bolsas e 12 vagas para voluntários. Conforme edital, podem concorrer as bolsas e vagas para voluntários somente alunos que estejam cursando a primeira metade do curso de licenciatura e que no ato da inscrição não ultrapasse 50% da carga horária total do curso.

As vagas ofertadas são para os cursos de licenciatura em Física e Matemática (campus Cruzeiro do Sul), Ciências Biológicas (campus Rio Branco), Física (campus Sena Madureira) e Química (campus Xapuri). Os candidatos aprovados para as bolsas de iniciação à docência receberão, mensalmente, o valor de R$ 400 durante o período de 18 meses.

Requisitos

Para concorrer às vagas de bolsistas e voluntários, o candidato não poderá estar recebendo qualquer auxílio financeiro concedido pela Capes e CNPq, assim como também possua disponibilidade mínima de 32 horas mensais para dedicação às atividades do projeto.

Os estudantes dos cursos de licenciatura do Ifac que tenham vínculo empregatício poderão se inscrever no processo seletivo do Pibid, desde que não possuam relação de trabalho com o Ifac ou com as escolas parceiras nas quais a prática como bolsista será desenvolvida.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve entregar a documentação até o dia 03 de julho, no campus em que desejar concorrer à vaga.

Conforme edital, os documentos a serem apresentados são: cópias do RG e CPF, comprovante de residência (conta de água, energia ou telefone), comprovante de matrícula ou de vínculo institucional, declaração de interesse ou não em atuar como voluntário de iniciação à docência, declaração de disponibilidade de carga horária exigida em edital, declaração de não acúmulo de bolsa da Capes, currículo comprovado de acordo com os critérios descritos no edital, além da ficha de inscrição e termo de compromisso disponíveis em edital.

A relação de inscrições deferidas será divulgada no dia 04 de julho. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recurso contra a listagem deverão apresentar justificativa no dia 05 de julho. O resultado preliminar para as bolsas e vagas de voluntário será divulgado no dia 06 de julho.

Pibid

Considerado uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, o Pibid é um programa que concede bolsas a alunos de licenciatura, que sejam participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

O projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Junto ao Ifac, o Pibid tem o objetivo de incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, além de incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes, assim como também contribuir para a articulação entre teoria e prática na formação dos docentes.

registrado em: ,,