Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Ifac oferta bolsas de residência pedagógica para estudantes de licenciatura

Ifac oferta bolsas de residência pedagógica para estudantes de licenciatura

Vagas são para os cursos de Física e Matemática, em Cruzeiro do Sul, e Ciências Biológicas, em Rio Branco

• Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 03h48
  • Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 11h46

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para bolsas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições seguem até o dia 03 de julho e devem ser feitas presencialmente nos campi Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

As vagas são para estudantes dos cursos de licenciatura em Física e Matemática, do campus Cruzeiro do Sul, e de Ciências Biológicas, do campus Rio Branco. Para concorrer, os candidatos devem ter cursado pelo menos 50% da carga horária total do curso ou estar cursando a partir do 5º período.

Acesse o edital e se inscreva

Ao todo estão sendo ofertadas 72 bolsas e nove vagas para voluntários. Os candidatos aprovados para as bolsas de residência pedagógica receberão, mensalmente, o valor de R$ 400 durante o período de 18 meses.

Requisitos

Para concorrer às bolsas e vagas para voluntários, os estudantes não poderão estar recebendo qualquer auxílio financeiro concedido pela Capes e CNPq. Também deverão possuir disponibilidade mínima de 32 horas mensais para dedicação às atividades do projeto.

Além disso, os alunos dos cursos de licenciatura do Ifac que tenham vínculo empregatício poderão se inscrever no processo seletivo do Programa de Residência Pedagógica, desde que não possuam relação de trabalho com o Ifac ou com as escolas parceiras nas quais a prática como bolsista será desenvolvida.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve entregar a documentação, exigida em edital, até o dia 03 de julho, no campus em que desejar concorrer à vaga.

Dentre os documentos que deverão ser apresentados estão: cópias do RG e CPF, comprovante de residência (conta de água, energia ou telefone), comprovante de matrícula ou de vínculo institucional, histórico escolar atualizado ou documento equivalente emitido pelo Registro Escolar ou SIGAA, ficha de inscrição (disponível em edital), declaração de interesse ou não em atuar como voluntário de residência pedagógica, termo de compromisso (disponível em edital) devidamente assinado, declaração do não acúmulo de bolsa Capes ou CNPq e currículo comprovado de acordo com os critérios descritos no edital.

A relação de inscrições homologadas será divulgada no dia 04 de julho. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recurso contra a listagem deverão apresentar justificativa no dia 05 de julho. O resultado preliminar para as bolsas e vagas de voluntário será divulgado no dia 06 de julho.

Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso. Além disso, o programa ainda tem o objetivo de assegurar aos profissionais formados, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica.

Junto ao Ifac, o Programa de Residência Pedagógica visa o aperfeiçoamento na formação dos discentes dos cursos de licenciatura, a indução na reformulação do estágio supervisionado, o fortalecimento, ampliação e consolidação da relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a escola, além da promoção e adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

registrado em: ,,