Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Ifac inicia curso sobre direitos da criança e do adolescente

Ifac inicia curso sobre direitos da criança e do adolescente

Aulas estão sendo transmitidas pelo Centro de Referência de Educação a Distância e Formação Continuada

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 11h57
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 12h17

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Centro de Referência de Educação a Distância e Formação Continuada (Cread), deu início às atividades do curso de formação continuada em Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na manhã desta terça-feira (25.06).

As aulas, que estão sendo realizadas em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, tem o objetivo de ampliar os conhecimentos de conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente, além de agentes de Conselhos e Segurança Pública, assistentes sociais, pedagogos, professores e demais profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.

O curso, que segue até setembro e conta com 200 horas de duração, irá abordar temáticas relacionadas aos fundamentos em Direitos Humanos, atuação dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares, socioeducação e legislação, Planos Nacionais e Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM), trabalhos em rede e temas transversais.

Além de ser ministrada no Acre, a formação também está sendo realizada nos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que fazem parte da Amazônia Legal.

Conforme explica a reitora do Ifac, além do curso ser fruto de parceria entre instituições da Rede Federal, as aulas ministradas no Instituto Federal do Acre inauguram as atividades do Cread.

“Além de ser uma formação que vai contribuir com as áreas que envolvem os diretos e cuidados para com as crianças e adolescentes do nosso Estado, é também uma ação que tem o objetivo de atingir cada vez mais pessoas, visto que a transmissão do conhecimento está sendo feita por meio de tecnologias que garantem a Educação à Distância (EaD). Temos percebido que, além de ser mais uma ferramenta em prol do ensino, a EaD contribui, diretamente, para a ampliação e difusão de cada vez conhecimentos”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos.

Pró-reitora de Ensino do Ifac, Lucilene Acácio, ressaltou a importância do curso para os profissionais que atuam na área, como também o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores da instituição para execução da formação.

“Esse foi um programa recebido pelo Ifac com muito desejo e anseio. Estamos trabalhando de forma dedicada para que esta seja mais uma ação exitosa e que também todos os alunos tenham bons resultados ao longo da formação e também no dia a dia de trabalho. Quero aproveitar e agradecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo coordenador do Núcleo de Escola de Conselhos do Ifro no Ifac, Mário Santana da Silva, e também pelo diretor do Cread, Rodriga Silva Souza, em prol da realização deste curso no Acre”, afirmou Lucilene Acácio.

Os integrantes do curso ainda foram apresentados às tutoras Cláudia Marques de Oliveira e Luciene de Almeida Barros Pinheiros, como também puderam assistir à palestra “Direitos Humanos: Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, ministrada pelo promotor Francisco José Maia Guedes.

Os participantes também receberam as boas vindas do diretor do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy de Oliveira, e assistiram às mensagens da secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrucia de Melo Andrade, da coordenadora geral do Fortalecimento de Diretos da Criança e do Adolescente, Aline Santana, e do reitor substituto do Ifro, Carlos Henrique dos Santos.

Também fizeram parte do evento, a coordenadora estadual do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sarah Nunes Farhat, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luiz André Oliveira da Silva, a presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Acre, Lucinaira de Carvalho e Silva, e a presidente em exercício da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Acre, Luciana D’Avila Costa.

O curso de formação continuada em Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é resultado de parceria entre o Ifac e a Escola de Conselhos de Rondônia, que é um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro) em parceria com o Governo Federal.

Veja mais fotos da abertura do curso de formação em em Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente:

registrado em: ,,