Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Estudantes do Ifac devem se preparar para o Enade 2019

Estudantes do Ifac devem se preparar para o Enade 2019

Acadêmicos de Gestão Ambiental e de Zootecnia realizarão o exame neste ano

• Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 09h33
  • Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2019, 14h18

Alunos concluintes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Bacharelado em Zootecnia ofertados no Instituto Federal do Acre (Ifac) nas unidades de Xapuri e Sena Madureira já podem ir se preparando. Eles participarão, este ano, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) junto com acadêmicos de graduação de todo o Brasil. O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10861, de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição. Também devem realizar o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. O último dia das inscrições que serão feitas pelos coordenadores de cursos é 11 de agosto de 2019.

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Ensino Superior.

Antes da prova, que será aplicada no dia 24 de novembro, os acadêmicos devem realizar cadastro no sistema Enade: http://enade.inep.gov.br/enade. Este cadastro é importante para que o estudante tenha acesso às funcionalidades que serão utilizadas durante a realização do Enade. Além do cadastro, os alunos devem preencher o cadastro de informações pessoais, disponível de 1º de julho a 21 de novembro, e o Questionário do Estudante que estará disponível no período de 2 de setembro a 21 de novembro.

Veja o cronograma abaixo:

registrado em: ,,