Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Alunos do Ifac são classificados para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Alunos do Ifac são classificados para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Próxima etapa da competição será realizada no dia 21 de setembro

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 13h27

Treze estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri, estão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A competição, que foi realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, contabilizou a participação de mais de 1 milhão de estudantes de todo país.

Professora Myrna Freire Cunha, que é docente e também coordenadora da ONC no Ifac, destacou que este ano foi de estreia da instituição na competição. Segundo ela, no campus Rio Branco, por exemplo, mais de 80% dos alunos de cursos técnicos integrados participaram da primeira etapa.

“Foi uma experiência bastante positiva, pois conseguimos despertar do interesse pelo estudo das ciências naturais através dos debates realizados em sala de aula. Além disso, o Ifac passou a fazer parte das instituições nacionais que participam da ONC. Através de depoimentos dos estudantes, conseguimos identificar talentos e também incentivar o ingresso deles nas áreas científicas e tecnológicas”, destacou a professora Myrna Cunha.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ONC faz parte de um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e a Sociedade Astronômica Brasileira. Em 2019, a Olimpíada chegou em sua 4ª edição.

Conforme explica Myrna Cunha, a primeira fase foi realizada na sede das unidades do Ifac e os alunos participantes desenvolveram uma prova com 15 questões, que envolvia as áreas de Astronomia, Biologia, Física e Química, em níveis diferentes. A segunda etapa acontece no dia 21 de setembro.

Veja abaixo a lista de estudantes do Ifac classificados para a 2ª fase da 4ª ONC:

Cainã Falcão Santos – campus Cruzeiro do Sul;

Eduardo de Lucas Cavalcante – campus Cruzeiro do Sul;