Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Aprenda em casa! Faça um curso online

Aprenda em casa! Faça um curso online

Instituto Federal do Acre oferece cursos online gratuitos pela plataforma MOOC

• Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 11h18
  • Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 15h26

O Instituto Federal do Acre (Ifac) por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread) está disponibilizando mais de vinte cursos online pela plataforma MOOC. Tratam-se de cursos abertos, gratuitos e de curta duração, ofertados por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O cadastro é simples e rápido pelo site mooc.ifac.edu.br

A sigla MOOC vem do inglês Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo). Os cursos combinam vídeos online com elementos interativos como testes, simuladores e fóruns. Os estudantes podem assistir cada um dos capítulos de acordo com sua disponibilidade, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão. Há cursos com emissão de certificados de 10 a 40 horas.

O MOOC é oferecido pelo Ifac em parceria com o Instituto TIM que foi quem desenvolveu a plataforma TIM Tec e que produziu os primeiros cursos que estão sendo ofertados.

“Tendo em vista o momento de isolamento social em função das atividades de prevenção e enfrentamento a pandemia do Covid-19, estamos chamando a atenção para essa plataforma. A ideia é ficar em casa e fazer um curso online. Temos 27 cursos gratuitos que podem ser feitos no computador ou no celular. Além disso, a plataforma é bem dinâmica e fácil de operar”, explica o diretor do Cread, professor Rodrigo Silva.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Ifac suspendeu as aulas presenciais e as atividades administrativas têm sido realizadas por trabalho remoto. Diante disso, os cursos MOOC chegam como uma atividade complementar aos estudos para alunos do Ifac e também para toda a comunidade.

registrado em: ,,