Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ensino > Enem 2020 tem edital publicado

Enem 2020 tem edital publicado

Ifac utiliza resultado do exame na seleção de estudantes para os cursos superiores

• Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h12
  • Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h12

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na terça-feira (31), os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A partir do dia 6 de abril, as pessoas que atenderem os requisitos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, de R$ 85. Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante.

Centenas de unidades públicas de ensino superior, incluindo o Instituto Federal do Acre (Ifac), utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para candidatos participantes do Enem. No ano de 2019, o Ifac ofertou 520 vagas em cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia, em campi localizados em cinco municípios do Acre.

Quem pode solicitar a isenção da taxa?

O candidato que estiver cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; O candidato que tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; O candidato que se encontrar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.

Inscrição – O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso pode ser feito por meio da Página do Participante ou do Aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado". As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho.

Enem Digital – A implantação do Enem Digital terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

O processo de inscrição é feito também pelo Sistema Enem. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.

Provas – Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.

Confira o edital do Enem 2020 – versão impressa

Confira o edital do Enem 2020 – versão digital