Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Abertas inscrições para auxílio em projetos de pesquisa do Ifac

Abertas inscrições para auxílio em projetos de pesquisa do Ifac

Serão destinados R$ 73,6 mil para custeio de materiais e pagamento de bolsas de iniciação científica

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 12h29
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 16h52

Estão abertas as inscrições para pagamento de auxílio a projetos científicos desenvolvidos por servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac). As inscrições, que seguem até o dia 15 de outubro, devem ser realizadas somente via internet, através do Sistema OCS, disponível no link http://www2.ifac.edu.br/ocs_pesquisa/.

Nesta edição serão investidos R$ 73,6 mil, sendo que R$ 40 mil serão destinados ao custeio dos materiais necessários para execução dos projetos aprovados e R$ 33,6 mil para o pagamento de bolsas de iniciação científica aos estudantes integrantes dos projetos.

Veja aqui o edital

Conforme edital, os projetos deverão abordar temas que visem contribuir para o desenvolvimento regional integrado e/ou científico, o arranjo produtivo local em qualquer área de conhecimento e temas diversos, além de também desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas para atender as demandas da sociedade e ainda estimular o desenvolvimento de recursos humanos por meio da pesquisa e inovação.

Dentre os requisitos exigidos, o coordenador/orientador do projeto inscrito deverá ser servidor efetivo do Ifac, sendo que este deverá ter titulação mínima de graduação e possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado nos últimos seis meses. Será aceita somente uma proposta de projeto para cada coordenador/orientador.

Além disso, em cada projeto poderá ser indicado um estudantes para ser bolsista, sendo que este deverá estar matriculado no Ifac, em cursos superiores, integrados ou subsequentes voltados para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic ou Pibic Jr). Os projetos também poderão contar com estudantes voluntários, porém estes não receberão o pagamento de bolsa de iniciação científica.

Os projetos aprovados contarão com valor de R$ 5 mil para financiamento das atividades e custeio de materiais necessários, além do pagamento de bolsa de iniciação científica aos estudantes, no valor de R$ 350 durante um ano.

Cronograma

Após o encerramento das inscrições, os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico Institucional do Ifac, no prazo de 16 de outubro a 03 de novembro. A divulgação desta etapa será realizada no dia 06 de novembro. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recurso contra o resultado, deverão encaminhar justificativa entre os dias 07 e 09 de novembro, para o e-mail recursosproinp@ifac.edu.br. O resultado final será no dia 16 de novembro.

Já a indicação dos estudantes bolsistas, esta deverá ser realizada entre os dias 17 e 22 de novembro. Já a contratação dos projetos, que compreende na assinatura do Termo de Aceitação de Apoio Financeiro a Proposta de Natureza Científica, Tecnológica e/ou de Inovação, além dos procedimentos para emissão do Cartão Pesquisa, esta acontecerá no dia 27 de novembro.

registrado em: ,,